terça-feira, 29 de janeiro de 2013

*** Convocatória - 11ª Caminhada da Época 2012 / 2013 *** *** Trilhos da Archeira . Dia 06 de Fevereiro

Estão todos os Caminhadeiros convocados, para aquela que será a 11ª caminhada da época.
Desta vez, os organizadores Angelina e Luís Martins, escolheram a bonita região do Oeste - próximo de Torres Vedras - para efectuar o percurso pedestre, que terá um índice de dificuldade 'médio', sendo o  uso do bastão  aconselhável para este tipo de caminhada.

A concentração será às 09:30 horas no Campo de Futebol do Furadouro   N - 39º01'33"   W - 09º12'43",  e o início da caminhada terá lugar às 10:00 horas.

Furadouro está a 5,4 Kms da "saída 6" da "A8"  

Como de costume, devem confirmar as vossas  presenças no evento Caminhadeiro, até ao final do dia da próxima Segunda-Feira dia 04.

Saudações Caminhadeiras,

Fortunato de Sousa

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

10ª Caminhada da Época 2012 / 2013 - Rotas do Sorraia - Dia 23 de Janeiro




Albuns de Fotografias
Luis Martins
Carlos Evangelista
Fortunato de Sousa
Manuel Reis
Data do Encontro: 23/01/2013
Local: Coruche – Rotas do Sorraia
Percurso: 12, 500 kms - 02: 45 Horas
Caminhantes: (30) Angelina Martins; António Palma; António Pires; Carlos  Evangelista; Carlos Penedo; Carmen Firme; Dores Alves; Fortunato Sousa; Gilberto Santos; Graça Penedo; João Duarte; João Figueiredo; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Penedo; Luís Martins; Luísa Clemente; Luísa Gonçalves; Manuel Flôxo; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Maria do Céu; Manuel Reis; Margarida Serôdio; Octávio Firme; Odete Vicente; Rogério Matias; Teresa Palma; Virgílio Vargas; Vitor Gonçalves.
Organizador: Fortunato de Sousa / Vitor Gonçalves
Almoço: Restaurante ‘O Farnel’ (Tel: 242.675.436)
Próxima Caminhada: 06/ 02 / 2013 – (Angelina Martins / Luís Martins)

Reportagem: Foi a primeira caminhada realizada pelo grupo ‘Os Caminhadeiros’, no subúrbio da bonita  vila de Coruche. Muito feliz a escolha deste local pelo meu parceiro organizador Vitor Gonçalves, com a primeira parte do percurso a ser percorrida ao longo das margens do rio Sorraia, nome este que deriva da junção das ribeiras de Sôr e de Raia. O rio, forma-se  perto da vila do Couço e desagua no rio Tejo, num local denominado Ponta da Erva, próximo de Alcochete. Ao longo dos seus mais de 150 kms serpenteados pela lezíria, vai fertilizando as terras do Vale do Sorraia, polo de desenvolvimento económico dos agricultores ribatejanos, e embelezado pelas várias pontes que sobre ele passam. Duas delas, foram por nós atravessadas nesta caminhada, sendo a primeira, a ‘Ponte do Açude’, exclusivamente destinada a trânsito pedonal. Nela foi recolhida desta vez a fotografia de grupo.

Quanto à enorme expectativa criada à volta das condições atmosféricas para o período da manhã de Quarta-Feira, tudo aconteceu como já vem sendo habitual nos últimos tempos. Previsão de chuva para o local onde vamos caminhar, mas eis que chegam os ‘Caminhadeiros’, e as nuvens que carregam a água e a deviam fazer caír na zona e  hora previstas, vão cumprir a sua missão de fazer chover para outras regiões. Uns dizem, que São Pedro nos protege e essa é a razão do milagre; Outros argumentam, que poderes desta natureza, nos tempos que correm, só estão ao nível e à dimensão de uma Troika. Essa mesmo que nos intervencionou, tudo avalia, tudo pensa e tudo decide no nosso país. Até mesmo a escolha do local onde a água da chuva deve ou não caír. São estes os novos poderes dos imperadores dos tempos modernos.
Só que cuidado, a próxima caminhada vai ser organizada pela Angelina e pelo Luís Martins, e aí é que os poderes do santo ou da instituição com poderes sobrenaturais vão ser postos à prova. É que o casal Martins, sempre que organiza um evento caminhadeiro, é sinal de chuva à hora da caminhada. Quem não se lembra do dilúvio ocorrido na Serra do Socorro no dia 26 de Outubro de 2011, quando o Luís e a Angelina organizaram o seu primeiro evento.

Quanto à caminhada, os mais de 12 quilómetros foram percorridos na sua grande parte em pista de ciclóvia, e a outra restante em caminhos de terra batida em zona rural. A meio da jornada caminhante, tivemos a habitual paragem para repôr energias através das tradicionais barritas de cereais e peças de fruta para os caminhadeiros que optam por uma dieta mais frugal. Por sugestão do Manuel Reis, foi recolhido um registo fotográfico muito original, onde só podiam fazer parte os figurantes cuja cabeça estivesse coberta por gôrro, boné ou outro qualquer acessório adequado à protecção do frio e da chuva. Os últimos quilómetros, foram percorridos em sentido inverso também pela ciclóvia, com os vários mini grupos a entrar pelas ruas principais do centro da vila de Coruche em direcção ao restaurante ‘O Farnel’.

Aqui chegados, após quase 3 horas de exercício caminhadeiro, nada melhor que um cozido à portuguesa para cumprir a segunda parte do programa do dia. A preceder o prato principal, foram servidas entradas típicas da região, e antes de servido o café, vários tipos de sobremesa à escolha do freguês. Os semblantes alegres e brincalhões dos presentes, eram o sinal mais que evidente, de que a escolha do restaurante tinha sido acertada, e por certo fruto da larga experiência dos organizadores neste tipo de actividade.

Agora já sob uma chuva miudinha, lá seguimos em direcção ao Museu Municipal de Coruche. Porque o número de Caminhadeiros visitantes era elevado, teve o grupo de ser dividido em dois, para deste modo podermos facilitar a vida aos guias e nós tirarmos melhor partido da informação recebida. ‘A evolução do homem na terra através dos tempos’, desde a sua origem, ‘O homem e o trabalho – a magia da mão’, e a visita ao Núcleo Tauromáquico de Coruche para visitar a exposição: 'Tauromaquia de Coruche - História, Arte e Tradição', complementaram o boião cultural do dia. Em nome do grupo ‘Os Caminhadeiros’, o nosso agradecimento à Dra. Helena Claro, ao Dr. Anibal Mendes e ainda à Dra. Ana Correia, pela excelente contribuição prestada, de modo a que os visitantes tivessem ficado a conhecer melhor esta região e as suas gentes.

‘Del Rio’ dá nome ao Café Esplanada localizado em frente ao Rio Sorraia, onde o chá de final de dia de caminhada foi tomado. Uns bolinhos para acompanhar o chá e a simpatia de gentis empregadas de mesa, deram por terminada mais uma jornada caminhadeira, desta vez realizada em terras ribatejanas.

Saudações Caminhadeiras,

Fortunato de Sousa

P.S. - No dia 23 de Janeiro de 2013 (dia da caminhada), foi pomposamente anunciado aos portugueses, que Portugal tinha regressado aos mercados financeiros. Para que do nosso lado, possa também ficar assinalado este dia, aqui vos deixo um registo, fruto da inspiração de um poeta português, de seu nome Manuel Alegre:


RESGATE


Há qualquer coisa aqui de que não gostam
da terra das pessoas ou talvez
deles próprios
cortam isto e aquilo e sobretudo
cortam em nós
culpados sem sabermos de quê
transformados em números estatísticas
défices de vida e de sonho
dívida pública dívida
de alma
há qualquer coisa em nós de que não gostam
talvez o riso esse
desperdício.
Trazem palavras de outra língua
e quando falam a boca não tem lábios
trazem sermões e regras e dias sem futuro
nós pecadores do Sul nos confessamos
amamos a terra o vinho o sol o mar
amamos o amor e não pedimos desculpa.

Por isso podem cortar
punir
tirar a música às vogais
recrutar quem vos sirva
não podem cortar o verão
nem o azul que mora
aqui
não podem cortar quem somos.


Águeda 23/12/2012
Manuel Alegre

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

**** Convocatória - 10ª Caminhada da época 2012/2013 **** **** Rotas do Sorraia - dia 23 de Janeiro



Convocam-se todos os Caminhadeiros para a 10ª caminhada da presente época.
O local escolhido para realizar a caminhada, foi a bonita vila de Coruche. Previsão meteorológica
A  concentração será  às  9H30M,  no  parque de estacionamento, -   (N 38º 57' 21,7"  W 8º 31' 47,2") - entre o rio Sorraia e a estação de serviço Galp, perto do restaurante 'O Farnel'.
A caminhada terá inicio às 10H00M.
O percurso, começará em direcção à nova ponte-açude a montante da linha férrea, e seguirá na margem esquerda do Sorraia em direcção à ciclovia na estrada da Erra, Bairro Novo, Bairro da Areia e regresso ao ponto de partida.
Poderemos contemplar os campos de arroz, a paisagem ribatejana com o cavalo, o gado ovino e bovino, a cegonha, o milhafre e a águia em destaque.
As confirmações de presença no evento caminhante deverão ser efectuadas através dos comentários desta mensagem até ao final do próximo domingo dia 20.

Saudações Caminhadeiras,

Vítor Gonçalves

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

9ª Caminhada da Época 2012 / 2013 - Rota dos Fortes da Linha - Dia 9 de Janeiro




Albuns de Fotografias
Luís Martins
Carlos Evangelista
Fortunato de Sousa
Dores Alves
Data do Encontro: 09/01/2013
Local: Caxias – Rota dos Fortes da Linha
Percurso: 12, 000 kms - 02: 40 Horas
Caminhantes: (35) Angelina Martins; António Bernardino; António Clemente; António Palma; Carlos  Evangelista; Carlos Penedo; Carmen Firme; Dores Alves; Fortunato Sousa; Gilberto Santos; Graça Sena; Guilherme Fonseca-Statter; Greta Statter; Inês Garcia; João Costa; José Clara; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Clemente; Luke Beranek; Lurdes Clara; Manuel Flôxo; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Maria do Céu; Manuel Reis; Margarida Graça; Miguel Cardoso; Nela Costa; Octávio Firme; Odete Vicente; Rogério Matias; Virgílio Vargas; Vitor Gonçalves.
Só Almoçantes: (2) Helia Jorge; Tomáz Pessanha
Organizador: Gilberto Santos
Almoço: Restaurante ‘Mercearia do Peixe’ (Tel:214420678)
Próxima Caminhada: 23/ 01 / 2013 – (Fortunato de Sousa e Victor Gonçalves)

Reportagem: Como sempre tem acontecido, ultimamente, ainda antes da hora de partida, já os caminhadeiros se encontravam prontos para mais uma jornada, apesar das notícias menos auspiciosas do recém-baptizado Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Após a fotografia da praxe e antes da hora prevista, foi dada a partida junto ao antigo restaurante Mónaco, referência de juventude que, certamente, despertou alguma nostalgia em alguns dos participantes e que agora se encontra abandonado e altamente vandalizado.

Uma vez em marcha, atravessamos a marginal para o lado mais próximo da praia – usando a passadeira de peões – e caminhámos ao longo da margem direita do Tejo, sempre fabuloso na sua desembocadura pelo Atlântico dentro, com o Forte de São Bruno à nossa ilharga esquerda e deixando antever o Forte da Giribita lá mais adiante, na célebre curva dos pinheiros à entrada de Paço D’Arcos. A visibilidade apresentou-se estupenda, apesar da situação meteorológica apresentar cúmulos-nimbos à distância e, ameaçando a qualquer momento, deixar cair o seu conteúdo sobre as cabeças pensantes dos valentes caminhadeiros.

Após passar o Clube Náutico de Paço D’Arcos, os caminhadeiros dirigiram-se ao passeio marítimo de Oeiras, continuando a jornada até ao Forte de São Julião da Barra, contemplando a magnifica foz do Tejo e a Torre de São Lourenço (Bugio), o Forte de João das Maias e o de Catalazete, hoje em dia, transformado em Pousada de Juventude.
Chegados ao Forte de São Julião (Torre), procedemos a uma pequena pausa para a habitual merenda destinada a compensar o desgaste de meia caminhada. Restava-nos regressar pelo mesmo caminho mas com uma perspectiva paisagística diferente, enquadrada pela entrada na foz do Tejo com Lisboa ao longe, e vista monumental da ponte 25 de Abril.

Chegados a Caxias, logo nos dirigimos ao restaurante “Mercearia do Peixe”, onde nos serviram um almoço, que segundo as impressões recolhidas, foi de pleno agrado dos caminhadeiros.

Após ao almoço, tivemos oportunidade de visitar a Quinta Real de Caxias, com o seu deslumbrante jardim e uma visita guiada de modo superior pelo Professor Carlos Beloto que de forma brilhante e entusiástica, nos brindou com a história e mitologia relacionadas com a Quinta Real e, ainda, com os progressos na pesquisa, investigação, inventariação, recuperação e restauro das estátuas que, originalmente, faziam parte do jardim bem como da maravilhosa cascata com representação de uma cena mitológica dedicada à deusa Diana. Para terminar, foi-nos dada a oportunidade de ver a cascata em funcionamento, dando-nos a perceber que, quando completamente restaurada, irá ser um polo de atracção de futuros visitantes e cenário magnífico para espectáculos de Verão.


Aqui queremos dar testemunho do nosso agradecimento ao Professor Carlos Beloto e Sra. Arquitecta Isabel Soromenho, Chefe da Divisão de Património Histórico e Museológico da C.M.O. pela disponibilidade e amabilidade para que pudéssemos efectuar esta visita guiada.

Terminada que foi a visita, dirigimo-nos ao Restaurante Esplanada “Baía dos Golfinhos”, junto ao forte de São Bruno, onde tomámos o habitual chá com que normalmente acabam as jornadas.
Cabe-nos ainda, darmos as boas vindas ao novo caminhadeiro Miguel Cardoso, a quem desejamos ver assiduamente nas nossas caminhadas futuras.

Saudações Caminhadeiras,

Gilberto Santos

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Convocatória - 9ª Caminhada da Época 2012 / 2013 - Rota dos Fortes da Linha - Dia 9 de Janeiro

Convocam-se todos os Caminhadeiros para a 9ª caminhada da presente época e 1ª do ano 2013.
O local escolhido para realizar a caminhada, foi o percurso compreendido entre o 1º Forte da Linha -Caxias- até ao Forte da Torre, com regresso ao ponto de partida. Durante o percurso, poderemos contemplar a perspectiva da saída do Tejo, e na volta, a bonita paisagem da zona ribeirinha, com a cidade de Lisboa e a Ponte 25 de Abril como pano de fundo.
O local e a hora de concentração, será junto à estação do Caminho de Ferro de Caxias às 09:30 e o início da caminhada às 10:00.
As confirmações de presença no evento caminhante, deverão ser efectuadas através dos comentários desta mensagem até ao final do próximo dia 6 (Domingo de Reis).

Saudações Caminhadeiras,

Gilberto Santos