quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Convocatória - 7ª Caminhada da Época 2012 / 2013 - Trilhos do Cassapo (Charneca da Caparica) - Dia 5 de Dezembro

Convocam-se todos os Caminhadeiros para a 7ª caminhada da época, a realizar no próximo dia 5 de Dezembro na  Charneca da Caparica. O nosso amigo Caminhadeiro Manuel Garcia, desta vez o organizador do evento, intitulou o percurso de: 'Trilhos do Cassapo'. 

O local de concentração, será o parque de estacionamento do Restaurante / Churrascaria: 'Sabor Mineiro', situado na Avenida Elias Garcia Nº 992, Palhais - Charneca da Caparica (em frente à igreja da Charneca da Caparica). A hora de encontro está marcada para as 09:30 horas e o início da caminhada para as 10:00 horas.

Como de costume, devem os interessados em participar no programa Caminhadeiro, confirmar a sua presença através dos comentários desta mensagem, até ao final do dia da próxima Segunda-Feira dia 3.

Saudações Caminhadeiras em passada quase natalícia,

Fortunato de Sousa

sábado, 24 de novembro de 2012

Jantar Convívio com a Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado - 5º Aniversário do Blog 'Os Caminhadeiros' - Dia 30 de Novembro

Estão todos os Caminhadeiros convidados, para o Jantar Convívio entre os sócios da 'Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado' e o nosso grupo 'Os Caminhadeiros'.

Os interessados em marcar presença, devem fazê-lo através dos comentários desta mensagem, até ao final do próximo dia 26 (Segunda-Feira).

Saudações Caminhadeiras em passada afadistada,

Fortunato de Sousa 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

6ª Caminhada da Época 2012 / 2013 - Foz do Arelho – Pela Margem Norte da Lagoa de Óbidos - 21 de Novembro



Data do Encontro: 21/11/2012
Local: Foz do Arelho – Pela Margem Norte da Lagoa de Óbidos
Percurso: 10, 400 km - 02:30 Horas
Caminhantes (36) : Angelina Martins; Antonieta Palma; António Bernardino; António Clemente; António Palma; António Pires; Armando Lourenço; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carmen Firme; Dores Alves; Fortunato Sousa; Gilberto Santos; Graça Penedo; Graça Sena; João Duarte; José Clara; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Luís Penedo; Luísa Clemente; Luísa Gonçalves; Lurdes Clara; Manuel Floxo; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Maria do Céu; Margarida Serôdio; Octávio Firme; Odete Vicente; Rogério Matias; Teresa Palma; Virgílio Vargas; Vítor Gonçalves;
Organizadores: António Palma e Manuel Reis
Almoço: Restaurante ‘A Cabana do Pescador’ (Tel.: 262 979 451)
Próxima Caminhada: 05/ 12 / 2012 – Manuel Garcia
Reportagem: Primeiro que tudo e antes de mais nada… a organização saúda todos os caminhadeiros presentes pela sua pontualidade. De tal modo que, quando chegamos, não se via vivalma e nenhum dos cafés da zona estava ainda aberto, mas o barulho dos beijinhos acordou um dos empresários que logo veio apregoar: ‘aqui há café’. Soprava uma brisa cortante a servir de mata-bicho e pelas 10:45, pouco prefixas, já estavam todos na rotunda a tirar a foto do costume e a ouvir um 1º ‘boião de cultura’ do António Palma, que conhece a zona como a palma das mãos, passe o pleonasmo. Ficamos então a saber que estávamos na parte norte da lagoa de Óbidos, que no tempo do Floxo alagava aqueles campos todos até ao castelo e que comunica com o mar pela ‘aberta’ junto ao promontório do ‘Gronho’ já na margem sul. No resto da reportagem está também muita informação do António, que fez a sua iniciação nestas lides de organizar caminhadas pela porta grande, e posso dizê-lo porque a minha participação foi reduzida.

A 1ª parte da caminhada foi para apreciar a lagoa de perto, tipo piso zero do estádio da luz, com as suas bateiras para a pesca e apanha de limos, seguindo um caminho pedonal que a bordeja, sempre acompanhados por um simpático cão de lencinho. Uma ligeira subida final mostrou a baixa de forma de alguns, mas só ao Luís Penedo foi passado atestado com justificação para voltar atrás pelo que todos os outros terminaram e bem. Estou com curiosidade de ver as fotos do Luís Martins, que se fartou de ficar para trás, suponho que para nosso deleite fotográfico. Na 2ª parte do percurso tivemos vista da lagoa tipo terceiro anel e até deu para avistar ao longe a Berlenga e os Farilhões que ao contrário da tradição desta vez não trouxeram mau tempo. Descemos depois para a rua do Penedo Furado onde se situa um dos ex-libris da Foz do Arelho, como poderão ver nas fotorreportagens.

Na parte final percorremos a avenida Francisco Grandella, senhor mais conhecido como dono dos armazéns com o mesmo nome, natural de Aveiras de Cima (e esta, hem?) e para além disso republicano e maçon do início do século XX, que nesta vila da Foz do Arelho deixou como legado uma escola primária e os terrenos onde estão as instalações do Inatel. Deixo-vos aqui 2 sites para fazerem mais uma caminhada, desta vez pelo conhecimento:

http://expresso.sapo.pt/a-sociedade-secreta-dos-makavenkos=f561905
(este enviado pelo Carlos Evangelista, que também colaborou na organização da caminhada como ‘desempata’).

Seguiu-se o almoço, que procurando ser original na ementa das nossas caminhadas, teve apreciação desigual, com algumas queixas quanto à qualidade. Venham os comentários! Para aqueles que acharam caro sugiro uma visita às contas que o nosso ‘ministro das finanças’ publica no blog…

Uma palavra de consolo para o caminhadeiro Dores Alves que perdeu os seus queridos óculos de sol algures no percurso. Paciência… E uma de agradecimento ao caminhadeiro Armando Lourenço que nos presenteou com um cd (ou será dvd?) personalizado com imagens de caminhadas da última época. Muito obrigado!

E ainda, last but not the least, mais uma oferta: o casal Palma ofertou aos meninos um pin em forma de, como hei-de dizer, artesanato das Caldas (alguém tirou fotografia?) e às meninas um, como hei-de dizer, alfinete de peito. Charmant!

E ala que se fazia tarde para o Museu de Cerâmica das Caldas da Rainha, localizado no Solar dos Viscondes de Sacavém, onde fomos gentilmente recebidos pela sua directora, Dra. Matilde Tomaz do Couto, que para além de nos guiar pelo mundo da cerâmica, com realce para obras de Rafael Bordalo Pinheiro, nos acompanhou na hora do chá. Não deixem de visitar o site:

http://museudaceramica.blogspot.pt/ para completar a vossa sabedoria em cerâmica.

À saída fomos obsequiados com ofertas da Camara Municipal das Caldas da Rainha e da sua vereadora do pelouro da Cultura, Maria da Conceição Jardim Pereira que, vejam lá a coincidência, é prima do nosso bem conhecido Antonio Palma.

Depois foi só atravessar em passo apressado o parque D. Carlos I, onde, desta vez sem o botânico Gil (as melhoras!) apreciamos as belas cores outonais das suas árvores em direcção ao tradicional chá. Não sei como o Sr. Sérgio fez aquilo mas em poucos minutos correu com os clientes e os caminhadeiros encheram completamente a pequena pastelaria D. Leonor, numa alegre confusão em que me parece que ninguém se aleijou. Para terminar, uns apontamentos que abrilhantaram este nosso convívio:

1.o Palma ofereceu uns magníficos suspiros para acompanhar o chá e eram tão bons que os caminhadeiros esgotaram  o resto.

2.apareceu, não se sabe donde, um bolo de aniversário com o logotipo dos caminhadeiros para cantarmos os parabéns pelos 140 anos dos irmãos Penedo, os do Carlos mesmo na data e os do Luís de uns dias antes;

3.então não é que o António e a Luísa Clemente ficaram tão contentes com o nascimento do Antoninho, seu 3º neto, que trouxeram e puseram no fresco umas garrafas de vinho espumoso da sua região para celebrar connosco?

Parabéns a todos!

Honni soit qui mal y pense

Saudações Caminhadeiras do Manuel Reis

PS - links aprimorados pelo Vitor Gonçalves, gracias.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Convocatória - 6ª Caminhada da Época 2012 / 2013 – Foz do Arelho - Pela Margem Norte da Lagoa de Óbidos - Dia 21 de Novembro

Convocam-se todos os Caminhadeiros para a 6ª Caminhada da época a realizar na Foz do Arelho.
O local da concentração será na (clicar no azul para ver localização) 'Avenida do Mar em frente ao restaurante a Cabana do Pescador'.
Organizem os transportes de modo a chegar ao local pelas 9:30 de modo a começar a caminhada, já com foto de grupo, às 09:45 horas prefixas.
Como de costume, devem os caminhadeiros manifestar a sua intenção de participar no evento caminhante, através dos comentários a esta mensagem, até ao final da próxima 2ª-Feira dia 19
Saudações Caminhadeiras,

Manuel Reis/António Palma

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

5ª Caminhada da Época 2012 / 2013 - Pelos Trilhos da Arruda - 7 de Novembro




Albuns de Fotos
Fortunato de Sousa
Luis Martins
Data do Encontro: 07/11/2012
Local: Arruda dos Vinhos – Trilhos da Arruda
Percurso: 11, 000 kms - 03: 00 Horas
Caminhantes: (35) Angelina Martins; António Bernardino; António Clemente; António Henriques; António Palma; Armando Lourenço; Carlos  Evangelista; Carlos Penedo; Carmen Firme; Cristina Sousa; Dores Alves; Fortunato Sousa; Gil Furtado; Gilberto Santos; João Costa; João Duarte; João Martins; José Clara; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Clemente; Lurdes Clara; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Maria do Céu; Margarida Serôdio; Nela Costa; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Rogério Matias; Teresa Palma; Virgílio Vargas; Vitor Gonçalves.
Só ao Almoço: (02) Ilda Marques; Manuel Reis;
Organizadores: Fortunato de Sousa e João Martins.
Almoço: Restaurante ‘O Fuso’ (Tel: 263.975.121)
Próxima Caminhada: 21/ 11 / 2012 – (António Palma e Manuel Reis)

Reportagem: Depois do reconhecimento do percurso, realizado na 2ª-Feira anterior pelos organizadores, acompanhados pelo dedicado e sempre disponível caminhadeiro Carlos Penedo, estava garantida uma grande parte do objetivo que pretendiamos alcançar. E ainda bem que o fizemos, pois da sinalética que deveria estar colocada ao longo do percurso pedestre PR1, - apenas restavam 2 ou três placas na parte inicial. De modo a melhorar a imagem da Câmara aos futuros grupos de caminhantes que optem por praticar esta saudável modalidade desportiva neste concelho, apresentámos à Dra. Paula Ferreira a indicação para que esta lacuna seja resolvida. Toda a restante logística aliada ao programa para o dia da caminhada, ficou totalmente resolvida com as entidades envolvidas no evento caminhadeiro.

Com um ligeiro atraso no início da caminhada e com a garantia de que a chuva outonal se tinha inscrito à ultima hora e nos queria acompanhar durante todo o dia, demos início ao percurso pedestre PR1, ‘Por Serras de Al’Ruta’, que incluía uma passagem e visita opcional ao ‘Forte do Cego, uma das muitas estruturas militares que nos defenderam dos invasores franceses no início do século XIX. Os primeiros quilómetros sempre a subir, esfrangalharam de tal maneira o grosso do pelotão, que até ao final da caminhada nunca mais o grupo se reagrupou. Sabemos que a diferença de andamento entre os caminhadeiros é substancialmente desigual e que existem  ‘walkie talkies’ para facilitar o contacto entre os grupos, mas temos que arranjar uma saída airosa, de modo a que a diferença entre os primeiros e os últimos a completar a caminhada não seja tão acentuada. Aceitam-se sugestões.

Terminado o percurso, demos início à segunda parte do programa do dia (já com a presença da Ilda Marques e do Manuel Reis), desta vez num dos locais mais apreciados pelos amantes da gastronomia portuguesa. Oh! meu amigo Flôxo, faltares à caminhada todos entendemos, que os anos já pesam e não podes vir a todas, mas perderes a oportunidade de comer a famosa costeletinha grelhada, no Fuso? Essa não lembra nem à bruxa da Arruda. O ‘bacalhau na brasa’ regado com azeite de muito boa qualidade estava uma maravilha, e o vinho que desta vez não era Ramisco, para agrado do exigente caminhadeiro Manuel Reis, não lhe ficava nada atrás. As sobremesas variadas e ao gosto de cada um, mais um bolo de aniversário com o símbolo dos Caminhadeiros incrustado complementaram o repasto. Depois da caminhada realizada na passada semana no Guincho, festejaram mais um aniversário, nada menos que 3 Caminhadeiros e uma Caminhadeira. A todos eles foi cantado em uníssono a bonita melodia ‘ Parabéns a Você’ nesta data querida, embora um deles, pelo semblante um tanto carregado, tivesse preferido a marcha do glorioso. Durante ou a meio do almoço, recebemos do Caminhadeiro Gilberto uma pequena mas significativa lembrança, que como é seu hábito nos tráz da Tailândia.  

Segui-se a componente cultural, com uma visita à Igreja Matriz ou de Nossa Senhora da Salvação e ao Centro Interpretativo das Linhas de Torres localizado no ‘Centro Cultural do Morgado’. Estas 2 visitas foram conduzidas pela Dra. Paula Ferreira, Vereadora da Cultura, que pelo que tivemos oportunidade de verificar, aliou a sua vocação às funções que desempenha. Licenciada em História e colega do nosso velho conhecido Dr. José Pereira, muito expressiva e bem preparada tecnicamente  possui além disso uma capacidade de comunicação fora do comum. Como reconhecimento pela sua disponibilidade, simpatia e atenção dedicada ao grupo, o João Martins,  em nome dos Caminhadeiros entregou-lhe um troféu, que simboliza a nossa passada por terras de Arruda dos Vinhos. Outro troféu igual para o Dr. Paulo Câmara, que durante toda a fase de planeamento do evento deu suporte ao João Martins, mas não pôde estar presente na visita, foi também entregue à Dra. Paula Ferreira.

Terminámos o programa do dia com o tradicional chá, desta vez servido pelos proprietários do restaurante ‘Clube da Arruda’, que dada a hora já adiantada e a chuva que caía, desesperavam com os gastos ja efectuados e da credibilidade duvidosa dos negociadores do lanche na passada 2ª-feira.  

Cada Caminhadeiro regressou a casa com um saco de prendas oferecido pela Câmara Municipal da Arruda e conteúdos de primeira qualidade oferecidos pelo fundo de maneio, mas criteriosamente selecionados pelo organizador João Martins, que pelo que temos vindo a observar,  encarnou em absoluto o espírito Caminhadeiro.

Saudações Caminhadeiras em passada para a Foz do Arelho sob a batuta do António Palma e do Manuel Reis,

Fortunato de Sousa

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Convocatória - 5ª Caminhada da Época 2012 / 2013 - Pelos Trilhos da Arruda - Dia 07 de Novembro

Convocam-se todos os Caminhadeiros para a 5ª Caminhada da época: 'Pelos Trilhos da Arruda', a realizar na bonita vila de Arruda dos Vinhos.
O local da concentração será no Parque de Estacionamento em frente do edifício da C.M. de Arruda dos Vinhos (N 38º 59' 01" W 9º 04' 43"). Ao entar na localidade, devem seguir-se as placas indicativas de Câmara Municipal e estacionar no parque em frente. A caminhada terá início às 09:30 horas.

Como de costume, devem os caminhadeiros manifestar a sua intenção de participar no evento caminhante através dos comentários desta mensagem, até ao final da próxima 2ª-Feira dia 5.

Saudações Caminhadeiras,

Fortunato de Sousa

4ª Caminhada da Época 2012 / 2013 - Rotas do Guincho - Dia 31 de Outubro




Álbuns de Fotos:
Dores Alves
Carlos Evangelista
Luis Martins
Data do Encontro: 31/10/2012
Local: Malveira da Serra - Rotas do Guincho
Percurso: 10, 000 kms - 02: 45 Horas
Caminhantes: (31) Angelina Martins; António Clemente; António Henriques; António Palma; António Pires; Carlos  Evangelista; Carlos Penedo; Carmen Firme; Chico Pires; Dores Alves; Fortunato Sousa; Gil Furtado; João Figueiredo; João Martins; José Clara; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Clemente; Luísa Gonçalves; Lurdes Clara; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Maria do Céu; Margarida Graça; Margarida Serôdio; Manuel Reis; Octávio Firme; Pedro Albuquerque; Rogério Matias; Vitor Gonçalves.
Só ao Almoço: (03) Abílio Guimarães Coelho; João Evangelista; Maria Gertrudes
Organizadores: Carlos Evangelista e Vitor Gonçalves.
Almoço: Adega Regional de Colares   Tel: 219282733
Próxima Caminhada:  07/ 11 / 2012 – (Fortunato de Sousa e João Martins)

Reportagem:
Designado para a desmontagem duma caminhada percorrendo o litoral Atlântico e com a dica do Vítor porque não a zona do Guincho, não parei mais para mostrar a minha zona saloia. Que percurso a fazer, e como? Internet, claro, bom!, este, não vejo como fazê-lo, olha, Clube …….. , Oi!, mais, uma tentativa, aqui está, PR 4 CSC - Rota do Litoral do Guincho, não foi fácil te encontrar rapaz. Falando com o meu irmão sobre a minha tarefa caminhadeira e, conhecedor da zona, logo entramos em alternativas possíveis, foi quase tiro e queda. Vou combinar um encontro contigo e com um amigo que se mexe nessa área. Mensagem: Adega Regional de Colares, quinta-feira encontro com o Miguel Poças para falares do almoço e veres se gostas do local. Apresentados, para o local nos fomos dirigindo e definindo o pretendido. Do que vi gostei, e pensei, o espaço estava encontrado, de conversa decidida chegamos a acordo de cavalheiros para o preço relação refeição, Vai ver que vão gostar.
Para a parte cultural teríamos a adega, com o Enólogo Francisco para falar um pouco da Adega e sua história, sabendo dos créditos do nosso guia, estava descansado, era só o convite.
 De Colares parti para a Malveira da Serra, no parque de estacionamento junto a uma Igrejinha parei, olhei, perfeito local para a concentração – Restaurante o Camponês, está feito. Quis iniciar o reconhecimento do percurso mas a chuva não deixou.
No dia seguinte voltei ao parque de estacionamento, e lá parti de mapa na mão, rua acima para encontrar o inicio da caminhada, olha aqui está, Almoinhas Velhas, boa, vou continuar, há que estar de olhos abertos para encontrar aqueles tracinhos de cor vermelha, e amarela juntinhos a fazerem paralelas e com continuidade para um casamento perfeito no dia aprazado, olha aqui está um, boa, outro por ali, cruzes não credo, não valem, é por ali, e assim fui descobrindo o litoral, bonito este cenário, a Peninha, ali é a Praia do Abano e ao longe o Guincho, aposto que eles vão gostar e os meus santinhos me irão ajudar decerto, trimm, trimm, Está tudo bem (fala o meu mano), onde estás? Estou fazendo o percurso de que te falei, Sozinho?, Sim, Grande maluco, já falei com o Enólogo Francisco para falar da Adega e, com todo o gosto estarei, foi a resposta, Boa, boa, depois falamos, beijo,  Beijo.
Perto da Praia do Abano, parando ouvindo as ondas e, num olhar contemplativo entre a serra e o mar senti que tinha ficado para trás quem me acompanhava desde algum tempo,..…. Tinha de continuar, pedra aqui poste acolá, me indicavam o caminho certo, deixando a orla marítima  e atravessando a estrada nacional fui encontrar cenário verdejante  de hortas e pinhal na calma de um vale onde ribeira de calmas águas se houve o seu falar ,lá estava Charneca ,embrenhado no doce silêncio cortado por vezes pelo pipilar de uma ave, e após mais uma subidita mais atrevida Alcorvim estava encontrada, e por fim, Janes, com Malveira da Serra à vista ponto de partida e de chegada, trimm, trimm , Carlos é o Vítor, temos de adiar a caminhada o nosso amigo Sales partiu. Já o tinha sentido, Vamos adiar a Caminhada, Está descansado, vou já tratar de tudo. Fica para a semana, tá.

Malveira da Serra – 31/10/2012
Vão chegando e, beijo a esta Princesa, abraço a este amigo o grupo se forma, Já estavam todos na hora combinada,  com o frenesim habitual de mais uma caminhada, Vamos tirar a foto do grupo, pessoal, fala o Fortunato, Aqui na escada da Igreja, opina o Rogério, o grupo aí se perfila, aparece uma voluntária para tirar a foto, hoje o Fortunato aparece no grupo também, de seguida em silêncio e em comunhão as mãos se uniram como uma corda durante uns segundos em recolhimento para com o nosso sempre muito querido Amigo Carlos Sales. Paz á Sua Alma.
Com a lição bem estudada, lá partimos decididos como sempre para mais uma descoberta. A meteorologia generosa ajudava, Chico! é por aí à esquerda Almoinhas Velhas e, lá vai o grupo descobrindo e agradado o cenário que se deparava, casas com bom ar, a Peninha altaneira qual sentinela, as praias quase selvagens, São 10 horas, vou ligar ao Miguel Poças, tenho de conseguir por ele ou outra via o pedido da Maria do Céu, Faço anos de casada e gostava de ter um bolo de aniversário que achas? Mas, é surpresa, tenho o espumante no carro, bico calado, ouviste, Trimm, trimm, não atende, mais adiante volto a telefonar, trimm, trimm, Miguel Poças, bom dia, já caminhamos desde as 9,30, está tudo em ordem? Sim, cá vos espero tudo OK, Oiça, tenho uma urgência, é que preciso que me arranje para o lanche um Bolo de Aniversário de Casamento, para juntar às queijadinhas, O quê?, tenho a cozinha cheia, Tem de ser, tem de ser, a minha amiga era para ir voar ,não tinha a certeza de vir caminhar,  Já lhe falo, Ok, e lá vamos indo e vendo as arribas da Ponta Abelheira, a Praia da Grota quase selvagem, o Forte do Abano já se vê, chegados à Praia do Abano e durante a pausa a Carmen diz, Quê bonitooo, aquela  rocha parece mesmo um perro, tal e qual, com orelhas e tudo, mas para o Manuel Reis, travesso, É o Adamastor ,é o que é, trimm, trimm, Carlos que peso deve ter o bolo? , Oh! pá onde está a Céu? bom vai ali, sai sinal de liques, vem aqui, que peso? É pá sei lá, 3 kilos não? Miguel 3 kilos e obrigado, e acabada a pausa caminhando mais além o Gil Furtado com os seus binóculos olhando para a Peninha identificava o local onde o Octávio deu cabo do perónio, o organizador confirma, Caiu sim, mas firme que eu vi, e lá fomos ouvindo palavras gentis sobre o percurso ainda marítimo, agora e de retorno será campesino que vamos percorrer, pintado de hortas e manchas de pinhal salpicado por aldeias como, Charneca, e Alcorvim, pelo meio vão ficando trocas de impressões várias que este grupo partilha sempre com a maior elevação, para chegarmos a Janes, penúltima etapa deste nosso percurso com vista superior sobre o mar, donde já se vê o ponto de partida e chegada Malveira da Serra. Boa Caminhada, assim, sim, são vozes amigas que se ouvem.
O local do almoço era surpresa, havia que dar a direção, Sigam o carro do António Palma e não percam o de trás.
Chegados ao local, Colares, Adega Regional, também tive a minha, pois os mais despachados já brindavam de copo na mão com agrado pelo local escolhido. Bom, isto não está a correr nada mal pensei. Hoje ao almoço tivemos mais um novo anfitrião o ex-colega da IBM, Abílio Guimarães Coelho e, mais uma vez a presença do meu irmão João Filipe e da minha cunhada Maria Gertrudes. A sala ampla de decoração acolhedora e requintada foi de agrado geral pelo que foi dado a ver nos rostos dos Almoçantes, até parecia um Casamento. Casamento não houve, foi entre o Gil Furtado e o Manuel Reis quanto ao Ramisco de Colares. Para um tinha gosto a pinhal, para o outro era mais vinagre balsâmico. Esperemos nova degustação com a nossa presença. Com a conivência do António Palma no Alma Artística Desassossego foi apresentada uma passagem de roupa, polos com identificação Caminhadeira contando ainda com a colaboração da Maria do Céu para o desfile. Este trio ofereceu aos Caminhadeiros Mor, Fortunato, Vítor e Luís Fernandes um exemplar, sendo entregue também em tempo oportuno outro à nossa amiga Bina.
A amiga Lurdes Clara também ofertou às Princesas uma doçura da sua aptidão doceira, e como não há doce sem chá o casal Musa Inspiradora (TR/CE) o fez em caixa na forma de coração com pássaro pintado, eu dito, melhor sugiro e, ela pinta, pinta, e sempre com mais pinta.
O tempo voou e, fomos a correr para ouvir o Enólogo Francisco, responsável pela Adega Regional de Colares. O historial desta casa nos foi contado desde a sua fundação, passando até pela praga da famigerada filoxera que grassou o nosso País idos muitos anos, sendo que a zona de Colares não, devido exatamente ao tipo de castas que aqui são produzidas. Ao visitar a nave onde repousam algumas dezenas de tuneis, fomos ouvindo números que nos deixam tristes, pois o que se produz hoje em relação ao passado é para esquecer.
Percorrido o edifício acabamos na loja de compras onde alguns não hesitaram no Ramisco de Colares, segundo o Manuel Reis de gosto avinagrado (o dito) contraposto logo por alguém de fino e afinado gosto e conhecimentos vastos no mundo do vinho de seu nome Gil Furtado.
Regressados ao edifício do almoço passamos para outra sala com decoração acolhedora de luz amena, e eis outra surpresa pois onde supostamente seria servido o chá aparece um bolo aniversariante de vela acesa. O casal Maria do Céu e Manuel Pedro faziam anos de casados. Há que festejar. A Princesa diz algumas palavras sobre a data (desculpa Céu eu não ouvi, andava parecia uma barata entre a cozinha e a sala) e, agradece emocionada a vivência dos seus 37 anos com o seu Príncipe, aplaudida com entusiasmo de Parabéns o grupo Brindou com o espumante trazido de casa pela aniversariante. Ainda foi dado a visitar a algumas caminhadeiras a cozinha onde foi elaborada a nossa refeição com a amabilidade do nosso amigo Miguel Poças responsável pelo evento, explicando e respondendo às perguntas que iam sendo feitas, tendo sido oferecidos postos de trabalho tal o interesse demonstrado pelas visitantes.
Depois de esgotado o celebrante espumoso e mais dois dedos de conversa, esta Caminhada teve o seu fecho.

Agradecimento ao Miguel Poças, Enólogo Francisco, Miranda e ao meu mano.

Se há dias que correm bem a uma pessoa e a sorte lhe bate à porta, hoje foi um dos tais.
Com amigos destes tudo se torna tãooooooo fácil, e gostoso.
Obrigado
    
Carlos Evangelista