sexta-feira, 29 de junho de 2012

18ª Caminhada - Época 2011 / 2012 - Lavre 27 de Junho




Época 2011 / 2012 (Cristina e F. de Sousa)
Luis Martins
Dores Alves
Carlos Evangelista
António Palma
Manuel Reis
Data do Encontro: 27/06/2012
Local: Lavre – Monte do Chico Pires
Percurso: 09, 500 kms - 02: 10 Horas
Caminhantes: (47) António Dionísio; António Palma; Antonieta Faria; António Henriques; António Pires; Armando Lourenço; Bina Sales; Carlos  Evangelista; Carlos Penedo; Carlos Sales; Estela Garcia; Fortunato Sousa; Gil Furtado; Gilberto Santos; Gonçalo Garcia; Guido Lopes; Graça Penedo; Graça Sena; Hugo Furtado; Irene Afonso; João Costa; João Martins; José Clara; José Dionísio; Lucrécia Cruz; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís  Martins; Luís Penedo; Luísa Gonçalves; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Maria do Céu; Margarida Graça; Mário Franco; Manuel Reis; Nela Costa; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Pedro Graça; Pedro Antunes; Rogério Matias; Rui Afonso; Sílvia Dionísio; Teresa Palma; Tina Evangelista; Vitor Gonçalves.
Só ao Almoço: (18) Ana Sofia Pires; Angelina Martins; António Bernardino; Chico Pires; Dores Alves; Gertrudes Evangelista; Flávio Pires; Hugo Pires; Isabel Henriques; João Duarte, João Evangelista; Lurdes Clara; Manuel Flôxo; Manuela Pires; Mikail; Quinita Sousa; Rafael (bébé) ;Vitor Neto.
Organizadores: Chico Pires; Fortunato de Sousa Manuel Flôxo; Luís Fernandes; Vitor Gonçalves.
Almoço: Monte do Chico Pires – ‘Tasca Dos Caminhadeiros’
Próxima Caminhada: 12 / 09 / 2012 – (Dores Alves e Pedro Albuquerque)
Reportagem:
Depois de terminada a 18ª caminhada da época 2011 / 2012 no monte do nosso amigo Chico Pires em Lavre, cumprimos nada mais nada menos que 94 caminhadas organizadas pelo grupo ‘Os Caminhadeiros’. No dia 28 de Maio de 2008, realizámos a 14ª caminhada da 1ª época, onde estiveram presentes no evento final 14 pessoas, ou seja, os 7 pioneiros mais outros 7 que durante o decorrer do ano aderiram ao grupo. Na passada Quarta-Feira reuniram-se no mesmo local, 65 pessoas (47 caminhantes  mais 18 só almoçantes), para encerrar a época de 2011 / 2012. Durante estes 5 anos percorremos mais de 1.000 quilómetros em percursos organizados pelo grupo ‘Os Caminhadeiros’ e convivemos em comum várias centenas de horas, partilhando ideias, conhecendo novas gentes, novos locais e acima de tudo vivemos momentos de tertúlia  em ambientes inesquecíveis. Enfim, tudo isto para dizer que 5 anos de actividade ‘Caminhadeira’ com um crescimento significativo de aderentes, começam a ser uma longa metragem e ao mesmo tempo um sentimento de orgulho colectivo. Pelo menos mais 5 anos de igual intensidade é o que todos ambicionamos e é isso que vai acontecer.
Quanto à caminhada de encerramento, foi realizada no mesmo local do ano passado, após fotografia de grupo no local de concentração. Por variadas razões, alguns dos habituais caminhadeiros preferiram dar o seu contributo na cozinha e a toda a logística relacionada com a preparação do almoço e restante programa do dia. Os que decidiram caminhar, lá tiveram que saborear as temperaturas habituais nesta época do ano em terras que José Saramago bem descreveu no seu romance ‘Levantados do Chão’.
O almoço desta vez confecionado por cozinheiro semi profissional, que constava de umas deliciosas entradas de sabor regional e Sopa de Beldroegas, Sopa de Cação e Ensopado de Borrego, esteve ou ultrapassou mesmo as expectativas criadas. Claro que a nossa amiga Maria do Céu poderá sempre argumentar, que não fôra a sua sopa vermelha a servir de aperitivo e a hidratar o pessoal, e nada do resto teria o mesmo resultado. Depois, as sobremesas oferecidas pelos participantes no evento mais parecia um concurso de doçaria regional. Se umas senhoras diziam, prova lá este que está tão bom, logo um homem ripostava a dizer que o de chocolate era ainda muito melhor. De salientar um arroz doce muito especial com o logo dos Caminhadeiros desenhado com canela por cima e com a mesma figura desenhada no vidrado da travessa, surpreendeu o pessoal e foi oferecido ao anfitrião pelo casal Tina e Carlos Evangelista, autores da obra.
Uma saudação muito especial à esposa e restante família do Chico Pires, que desta vez também se quiseram associar à nossa festa de final de época.
Seguiu-se a sessão nobre do dia, onde os três Caminhadeiros Mor fizeram um pequeno balanço da época que terminou e do que queremos que seja no futuro.
Como reconhecimento pela disponibilidade mais uma vez prestada pelo Chico Pires no que diz respeito à cedência da sua propriedade para este evento final, foi-lhe entregue um troféu em acrílico com 3 parágrafos da sua notável obra ‘Coisas de Caminhadeiro’.
Ao casal Tina e Carlos Evangelista foi-lhe também entregue um troféu dos Caminhadeiros com a inscrição ‘O Que Caminhei e Não’, servindo assim de homenagem de todo o grupo à edição do livro com o mesmo nome e por eles produzido.
Os 3 caminhadeiros Mor receberam também cada um um troféu pelos 5 anos de dedicação à causa caminhadeira.
Seguiu-se depois a entrega dos bastões de prata e de bronze aos Caminhadeiros que durante a presente época atingiram respectivamente as distâncias de 750 e 250 kms percorridos em caminhadas organizadas pelo grupo. Em primeiro lugar foram entregues os bastões de prata aos Caminhadeiros: António Pires, António Bernardino, Manuel Reis, Gilberto Santos e António Henriques. Os bastões de bronze foram entregues aos Caminhadeiros: Bina Sales, João Duarte, Luísa Gonçalves, Carlos Penedo, Teresa Palma, Nela Costa, Luís Martins e Rogério Matias. O casal Carmen e Octávio Firme receberão estes mesmos troféus na 1ª caminhada da próxima época. De realçar ainda que o Carlos Penedo e a Teresa Palma receberam os seus bastões da mãos dos seus padrinhos Caminhadeiros, Manuel Reis e Maria do Céu.  
Já na parte final da sessão, foi sorteado um quadro da autoria do nosso amigo e caminhadeiro Dores Alves (acrílico sobre tela), que mui generosamente o ofereceu e cuja receita do sorteio reverterá para uma Inst. De solidadiedade Social. O feliz contemplado foi o meu amigo Mário Franco, que pela 1ª vez esteve connosco nestas andanças. Uns diziam que não foi justo, outros mais racionais diziam que a sorte é mesmo assim e mais nada.  
Com o Hino dos Caminhadeiros cantado por todos os presentes, acompanhado pelo grupo de cavaquinhos onde a Irene, o Rui Afonso, o António Henriques  e o principiante Carlos Sales foram exímios executantes, terminou a sessão solene, mas não a festa. O grupo de cavaquinhos continuou a exibir-se e a acompanhar lindíssimas vozes  femininas e masculinas, enquanto que no outro lado  do terreno o nosso amigo Manuel Flôxo iniciava a sua prática notável de bom grelhador de febra e entremeada. Outros comiam caracois e percebes, como que a prepararem-se para assistir ao duelo futebolístico peninsular que  se avizinhava. Os casais Firme e Clemente desde Zagreb e o Manuel Reis desde Lisboa ainda enviaram mensagens de solidariedade e fé para ajudar à vitória de Portugal, mas mesmo assim não chegou. Mas uma coisa vos digo eu, se não acontecesse a derrota imerecidamente perdida por penalties, a esta hora ainda lá estávamos à espera de assistir à final no próximo Domingo. Assim, ausentou-se o último grupo já perto da meia noite, deixando aos manos Pires o silêncio e o conforto da noite alentejana para descontrair.
Saudações caminhadeiras em passada um pouco cansada de final de época,

Fortunato de Sousa

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Convocatória - 18ª Caminhada Época 2011 / 2012 - Lavre 27 de Junho

Estão todos os Caminhadeiros convocados para a 18ª e última caminhada da época em curso, que se espera bem quentinha, e como de costume terá lugar em Lavre, no monte do nosso amigo Caminhadeiro Chico Pires .
Toda a logistica planeada para este dia será da responsabilidade dos organizadores, que prometem um dia bem preenchido de actividades.
Como habitualmente, os caminhadeiros e caminhadeiras que vão participar no evento devem comunicar a sua presença pelos meios habituais, até às 21:00 H de 2ª feira  e podem se assim o entender contribuir com uma sobremesa do seu agrado.
Quanto ao local de concentração, será no monte do Chico Pires às 09:15 horas. 
Aos 5 Caminhadeiros já  possuidores do Bastão de Bronze e que  no próximo dia 27 irão receber o Bastão de Prata (A. Bernardino, A. Henriques, A. Pires, Gilberto Santos e Manuel Reis), solicita-se que o levem, de modo a que lhe seja adicionado o identificador com o 2º nível de mérito Caminhadeiro.
Saudações Caminhadeiras,
Fortunato de Sousa

sexta-feira, 15 de junho de 2012

17ª Caminhada - Época 2011 / 2012 - Na Rota dos Moinhos - Serra do Louro - Palmela . 13 de Junho




Álbuns de Fotos
Luis Martins
F. Sousa
C. Evangelista
Tomaz Pessanha
Dores Alves
António Palma
Data do Encontro: 13/06/2012
Local: Palmela – Na Rota dos Moinhos – Serra do Louro
Percurso: 11, 000 kms - 02: 30 Horas
Caminhantes: (45) António Clemente; António Palma; Antonieta Faria; António Henriques; António Pires; Armando Lourenço; Bina Sales; Carlos  Evangelista; Carlos Penedo; Carlos Sales; Carmen Firme; Dores Alves; Estela Garcia; Fernando Bernardino; Fortunato Sousa; Gil Furtado; Gilberto Santos; Graça Penedo; Graça Sena; Hélia Jorge; Irene Afonso; João Costa; João Figueiredo; José Clara; Lídia Albuquerque; Luís  Martins; Luís Penedo; Luísa Gonçalves; Lurdes Barbosa; Manuel Barbosa; Manuel Floxo; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Maria do Céu; Nela Costa; Octávio Firme; Pedro Albuquerque; Quinita Sousa; Rogério Matias; Rui Afonso; Teresa Santos; Tina Evangelista; Tomaz Pessanha; Vasco Palma; Vitor Gonçalves.
Só ao Almoço: (7) Angelina Martins; Chico Pires; Gertrudes Evangelista; Ilda Marques; João Duarte, João Evangelista; Lurdes Clara;.
Organizadores: Fortunato de Sousa e Vitor Gonçalves
Almoço: O Cantinho do Mata (Tel. 212 331 564 – 966 755 402)
Próxima Caminhada: 27 / 06 / 2012 – (Chico Pires, Fortunato de Sousa, Manuel Flôxo, Luís Fernandes e Vitor Gonçalves)
Reportagem:
Fernando Martins de Bulhões, mais tarde conhecido por Santo António de Lisboa, ganhou fama também por ser o santo casamenteiro. Ou seja, fazia milagres entregando às raparigas solteiras que a ele recorriam em prece, os homens das suas vidas. Parece que o  santo folião, também se notabilizou pelas malandrices que lhes fazia, nomeadamente partindo-lhe as cantarinhas de barro ou as bilhas, quando estas regressavam ou iam para a fonte. As razões porquê, só ele as sabia e, como santo que era, jamais veio a revelar tal segredo. Elas, porque gostavam da brincadeira, nada se importavam de acabar a festa com as cantarinhas ou as bilhas em fanicos e, que se saiba,  também nunca revelaram as razões do atrevimento abençoado do santo. Sabe-se sim, que Fernando de Bulhões morreu no dia 13 de Junho de 1231 em Pádua, antes de completar 40 anos de idade.
Esta pequena introdução, para além de uma justa homenagem a esta importante figura eclesiástica, serve ainda para dizer que foi no dia de Santo António, que o grupo ‘Os Caminhadeiros’ ultrapassou a barreira dos 1. 000 kms (mais precisamente mil e um kms e cem metros) efectuados em caminhadas oficiais, desde o 1º percurso realizado no Carvalhal no dia 17 de Outubro de 2007. Bonita soma esta, que é ao mesmo tempo um marco histórico na nossa actividade caminhadeira.
Ontem em Palmela iniciaram o percurso 49 caminhadeiros, tendo a  Angelina, (que já deu um ar da sua graça) a Lurdes Clara e a Ilda Marques efectuado apenas uma curta distância do trajecto por razões de ordem física. Também ainda na fase inicial da caminhada ou de aquecimento muscular, as pernas do João Duarte atacadas por fortes cãibras, não lhe permitiram somar mais 11 kms à sua conta pessoal. A ‘Rota dos Moinhos’ na serra do Louro era já conhecida de uma boa parte dos Caminhadeiros, mas a beleza natural do local e as magníficas panorâmicas que daqui se avistam bem mereceram esta nova visita. E foi assim, neste deslumbrante cenário, que lá fomos seguindo em pequenos grupos, de quilómetro em quilómetro e em amenas cavaqueiras . A Teresa Santos sofreu uns arranhões na perna direita e, mais uma vez a falta do azeite virgem na mala de 1ºs socorros não permitiu testar as virtudes deste produto tão eficiente na versão do caminhadeiro Gil Furtado. Após uma curta paragem para repôr energias, dividiu-se o grupo em dois. Uns decidiram retornar pelo trajecto de ida, enquanto outros resolveram avançar mais um pouco, tendo o reencontro acontecido bem no alto dos antigos moinhos de vento. Interessante momento de reportagem aconteceu quando me dirigi a uma caminhadeira ainda no activo, e esta me fez sinal para me calar pois estava a atender uma ‘conference call’. Quem diria que o avanço tecnológico aliado ao ambiente caminhadeiro permitiria esta flexibildade a nível profissional.
Era já quase 1 hora quando a caminhada terminou, não mostrando o pessoal caminhadeiro sinais exteriores de grande esforço dispendido ou de cansaço. O casal Lurdes e Manuel Barbosa a quem saudamos pela 1ª presença junto de nós eram bem o sinal de invejável frescura física. Deixa lá ver amanhã como vai ser, dizia a Lurdes um pouco receosa.
Já com as presenças do Chico Pires, da Gertrudes e do João Evangelista, seguiu-se o almoço de sardinhas e carapaus assados, acompanhados por um delicioso vinho branco ‘Plexus’, que o casal Clemente ofereceu em dia de aniversário do António Zé. Depois, foram as generosidades do costume que mereceram destaque. Primeiro cantámos todos em voz bem alta os parabens ao aniversariante e brindámos com um flute de espumante as suas 73 Primaveras. De seguida, sorteios de mangericos oferecidos pela Luísa Clemente a 10 das senhoras presentes no evento, de um avental oferecido pela Angelina Martins que coube em sorte ao Armando e ainda de uma peça de artesato mui ‘sui generis’, que em dias de nevoeiro raramente se vê, ou seja, a ponta de um corno oferecida pelo António Clemente, que calhou em sorte ao Bernardino. Curioso, porque não era o nome dele que estava dentro do talego, mas sim o do Pedro Antunes que faltou à última hora.  Finalmente e ainda no ambito das ofertas de caminhadeiros para caminhadeiros, desta vez a nossa amiga Maria do Céu respeitou a igualdade de género, tendo oferecido a cada um dos presentes um bonito molho de oregãos. Duas garrafas de origem italiana e espanhola oferecidas pela Caminhadeira Graça Sena foram um óptimo digestivo para a sardinhada do almoço. Também uma palavra de agradecimento ao Carlos Sales, que tão bem desempenhou a tarefa de ministro das finanças tradicionalmente a cargo do Luís Fernandes.
Porque a selecção de todos nós jogava às 5 da tarde, tiveram os organizadores que alterar o programa habitual de final do dia. Assim, o Vitor Gonçalves em atitude muito nobre prescindiu de assistir à 1ª parte do jogo, tendo acompanhado um grupo de caminhadeiros em visita cultural à pousada de S. Filipe perto de Setúbal. Outros decidiram que era hora de regresso a casa, não assistindo ao jogo da nossa selecção com um 3º grupo que decidiu manter-se no restaurante para este efeito. E aqui meus senhores, pela 1ª vez na minha vida de repórter caminhadeiro, tive o prazer de registar por escrito os mais curiosos e divertidos comentários quando um grupo extrovertido como este assiste a uma partida de futebol, e que iam alterando de tom e adjectivação a favor ou contra conforme a marcha do resultado. Como prova disso, aqui ficam alguns  exemplos:
- Oh Veloso, marca essa porcaria como deve ser.......;  Põe a bola no coração da área porra....;  Isso, isso, nas costas do gajo.....; Vamos Cristiano, entra, isso é como limpar o cú a meninos.....; Oh Paulo, tira-me esse gajo daí, não vês que Postiga já não dá uma......; O gajo não é muito alto, mas passa por cima de tudo....; E como é que está a arbitragem? (disse o Carlos Sales quando chegou da visita cultural); Olha ali, olha ali..... Olha ali o quê, esse gajo é sempre a mesma coisa...; Fora de jogo pá, és cego ou o quê?; Olhó Nelson vai entrar, já vais ver como é que é....;  Segue puto segue, és o maior....; -Foxx-se, foxx-se, foxx-se, como é que isso é possível??? O melhor marcador da liga espanhola !!!!; A tensão é de tal ordem que o gajo não consegue; Ai, ai, ai, ai.... estão-me a doer os ovários...
E foi neste ambiente castiço e muito portuga que terminou a penúltima caminhada da época 2011 / 2012.
Saudações Caminhadeiras com os desejos de rápidas melhoras ao Rui Graça e ao Luís Fernandes, que por razões de todos conhecidas não poderam estar presentes,

Fortunato de Sousa

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Convocatória - 17ª Caminhada - Época 2011 / 2012 - Na Rota dos Moinhos - Serra do Louro - Palmela . 13 de Junho

Estão convocados todos os Caminhadeiros para a 17ª e penúltima caminhada da época.
O percurso a efectuar, terá lugar na Serra do Louro junto à bonita vila de Palmela.
Desta vez, coincide o dia da caminhada com o dia de Santo António, feriado municipal de Lisboa, feliz coincidência que permitirá aos trabalhadores no activo participar também neste evento. A sardinhada ao almoço é mais que razão justificativa para que ninguém deixe de marcar presença.
A concentração será às 09:30 junto ao restaurante onde vamos almoçar, cuja localização é a seguinte: Rua Dr. Bernardo Teixeira Botelho - Palmela. N38º34'13" W8º54'26".
Partindo do Aeroporto pode optar pelas pontes 25 de Abril ou Vasco da Gama.
Boa viagem.
Também como de costume, devem os interessados em marcar presença neste evento, fazê-lo através dos comentários desta mensagem, até à data limite do final do dia da próxima Segunda-Feira dia 11.
Saudações Caminhadeiras em passada de marchas de Stº António,

Fortunato de Sousa

2ª Caminhada Extraordinária 2011/2012 ROTA DA CEREJA, Fundão (Cova da Beira) Dias 01, 02 e 03 de Junho de 2012

Estadia: Fundão (Hotel Alambique de Ouro)
Percursos: 1º - Dia 02 - 12,000 Kms; 03H10M
                   2º - Dia 03 –  3,800 Kms; 01H00M
Constituição do GRUPO “Os Caminhadeiros”:
Este evento foi levado a efeito com a presença de 53 Caminhadeiros, em que tivemos duas formas de transporte. Um grupo de 39 Caminhadeiros, optou pelo transporte do tipo excurcionista, num Auto Bus da Empresa Barraqueiro, tendo os restantes 14, ido em transportes próprios.
Caminhadeiros: Dia 02 – Rui Afonso, Irene Afonso, Pedro Albuquerque, Isabel Albuquerque, José Clara, António Clemente, Luísa Clemente, João Costa, Nela Costa, Teresa Duarte, Carlos Evangelista, Tina Evangelista, Luís Fernandes, Lina Fernandes, Octávio Firme, Carmen Firme, Manuel Floxo, Manuel Garcia, Estela Garcia, Vitor Gonçalves, Luísa Gonçalves, Rui Graça, Margarida Graça, António Henriques, Isabel Henriques, Tomaz Jorge, Hélia Jorge, Armando Lourenço, Lizete Lourenço, Luís Martins, Rogério Matias, Alice Miranda, António Palma, Antonieta Faria, Manuel Pedro, Maria do Céu Pedro, Carlos Penedo, Luís Penedo, Graça Penedo, Manuel Reis, Helena Reis, Filipe Ribeiro, Carlos Sales, Bina Sales, Gilberto Santos, Teresa Santos, Fortunato Sousa, Kinita Sousa e Odete Vicente. (Total: 49)
Não responderam a esta Chamada: (falta de treino e aquecimento, recuperação, etc)
Lurdes Clara, João Duarte, Angelina Martins e Alda Ribeiro.
Caminhadeiros: Dia 03 – Rui Afonso, Irene Afonso, Pedro Albuquerque, Isabel Albuquerque, José Clara, Lurdes Clara, António Clemente, Luísa Clemente, João Costa, Nela Costa, João Duarte, Teresa Duarte, Carlos Evangelista, Tina Evangelista, Luís Fernandes, Lina Fernandes, Octávio Firme, Carmen Firme, Manuel Floxo, Manuel Garcia, Estela Garcia, Vitor Gonçalves, Luísa Gonçalves, António Henriques, Isabel Henriques, Tomaz Jorge, Hélia Jorge, Armando Lourenço, Lizete Lourenço, Luís Martins, Rogério Matias, Alice Miranda, António Palma, Antonieta Faria, Manuel Pedro, Maria do Céu Pedro, Carlos Penedo, Luís Penedo, Graça Penedo, Manuel Reis, Helena Reis, Filipe Ribeiro, Carlos Sales, Bina Sales, Gilberto Santos, Teresa Santos, Fortunato Sousa, Kinita Sousa e Odete Vicente. (Total: 49)
Não responderam a esta Chamada: (falta de treino e recuperação).
Angelina Martins e Alda Ribeiro, assim como o Rui Graça e a Margarida Graça, que tiveram que deixar o nosso convívio para poderem estar presentes num outro evento de muita importância também, o jantar de finalista do filho, parabéns à Família Graça.
Organizadores: Carlos Sales e Bina Sales.
Grande Colaboração: Luís Fernandes e o seu GPS, sem os quais não seria possível termos um resultado, tão conseguido, nos percursos efectuados, (Obrigado Luís).
Refeições dos Caminhadeiros:
Jantar de dia 01 e Almoço de dia 02 de Junho: Restaurante “O Pierrot” (Fundão)
Jantar de dia 02 e Almoço de dia 03 de Junho: Restaurante “O Cerejal” (Alpedrinha).
Próxima Caminhada: 13/06/2012 (Organiza: Fortunato Sousa e Vitor Gonçalves).
Fundo de Reserva: Como não foram dadas nenhumas condições para que algo fosse alterado, queremos informar que as condições comunicadas na última reportagem, se irão manter.

Reportagem:
Os Caminhadeiros voltaram a encontrar-se numa caminhada extraordinária no Fundão, Cova da Beira, espaço este, já sobejamente conhecido de quase todos nós.
Vamos tentar fazer uma reportagem que se aproxime o mais possível da realidade, pois teremos que fazer algumas considerações e análises, porque este evento foi demasiado preenchido com muitas surpresas e não queremos que nos escape nenhuma delas.
O autocarro da empresa Barraqueiro, conduzido pelo Sr. António Videira, uma simpatia e sempre colaborante, fez a recolha dos 39 Caminhadeiros, nos quatro locais habituais, Tires (5), Mirafflores (8), Benfica (14) e Encarnação (12), sendo que os horários foram quase cumpridos, havendo a registar algum atraso por culpa, da eterna e sempre inconstante, 2ª circular. A hora da partida da última recolha deu-se às 18H15M.
Depois de uma conversa da Margarida Graça, num comentário à convocatória, começou por ser ponderada a hipótese de irmos jantar, quando chegássemos ao Fundão. Foi feito um levantamento no autocarro e dos 39 passageiros, por incrível que pareça, 32 deles decidiram que queriam ir jantar com a Margarida e o Rui Graça, assim como o Tomaz e a Hélia Jorge. Um telefonema feito durante a viagem, para o Restaurante Pierrot e a D. Paula, proprietária do mesmo, disse que nos poderia fornecer o jantar, composto por Entradas, Sopa, Carne de Porco à Alentejana, Sobremesa e Café. Como o Sr. Videira também decidiu jantar connosco, lá fomos para o Restaurante Pierrot, às 21H35M, onde para nossa surpresa, já estavam nas sobremesas e cafés o Rui e a Irene Afonso, o Octávio e a Carmen Firme, o António e a Luísa Clemente e o Fílipe e a Alda Ribeiro.
Pois muito bem, boa noite e até amanhã, que se faz tarde, já é quase meia-noite.
1ª Caminhada: Serra da Gardunha–Alcongosta: Convocatória feita para as 09H00M à porta do Hotel e quase que não se deu por algum atraso. Tomámos rumo em direcção a N 40º 7’ 56,89” e W 7º 30’ 43,84”, após cumprido um percurso de cerca de 5,2 Kms, lá estavamos no local da partida, para o percurso de 12 Kms que iriamos enfrentar.
O grau de dificuldade, médio baixo, só foi validado no final da caminhada e depois de ser feita a média, porque após os primeiros 4 Kms, tivemos algumas manifestações de que  muita gente não iria fazer os 8 Kms que faltavam, mas a paisagem e os trajectos a descer ou planos, que foram surgindo, alteraram muitos dos semblantes mais cépticos.
Ao cruzarmos Alcongosta, tentámos localizar o artesão cesteiro, onde tinhamos estado em 2010, mas como o GPS não estava por perto, usei o célebre GPS de Janela, neste caso o de Portão e lá fomos ter com o artesão Sr. António, onde foram adquiridos, alguns objectos por si produzidos.
Agradeço, desde já, ao pessoal do Departamento de Imagem, os quais vos irão deliciar com maravilhosas paisagens, das quais tivemos o previlégio de as desfrutar ao vivo.
Tenho que referir a estreia efectiva de 2 novos  Caminhadeiros, a Estela Garcia e o Luís Penedo.
Completado que estava o percurso de 12 Kms, chegámos ao local onde o Sr. Videira nos iria recolher para fazermos o retorno ao hotel e aí procedermos à limpeza rápida dos nossos corpos, para irmos almoçar ao Restaurante “O Pierrot”. Tinhamos uma ementa  variada e com os pedidos feitos na véspera, no final do jantar da chegada.
No decurso do almoço, a Bina fez a distribuição de fios e colares, claro que foram, como já é hábito, só para as damas, então eu tinha algo para oferecer aos moçoilos, mas para comprovar que somos diferentes, disse: Não é só para eles, será também para elas.
Entreguei uns porta-chaves, com a Torre Eifel, mas na realidade, não sei se os objectos, desta minha oferta, foram adquiridos em saldo ou em qualquer leilão de salvados de alguma Companhia de Seguros, pois alguns já vinham com defeito, do tipo Caminhadeiro, com pernas partidas.
A Graça Penedo ofereceu uma taça para fruta, em porcelana com cerejas pintadas à mão  por si, para para ser sorteada, coube em sorte ao nº 35 da Caminhadeira Alice Miranda. 
Parte Cultural: Para podermos tirar algum partido e usufruir das piscinas, apenas fiz referência à Loja de Artesanato Local “HUA XIA”, onde algumas das senhoras e cavalheiros, poderiam adquirir dos mais variados produtos, os quais não é muito fácil a sua aquisição, quase que arrisco dizer, que talvez nem na China os conseguiriam.
A piscinagem já era, logo que estavamos quase a acabar a digestão e nos preparávamos para a colocação do traje próprio para a actividade, então não é que começou a chover. 
Jantar e Sessão Noturna: Fomos ao Restaurante “O Cerejal”, com a ementa acordada em contactos feitos durante a semana transacta, entradas de enchidos, sopa, Bacalhau à Minhota, sobremesa e café. No final do jantar e como, previamente acordado com os proprietários do Restaurante, Sr. José Manuel e D. Luísa, iríamos ocupar um espaço da sala, o qual nos tinha sido concedido, para podermos fazer a apresentação a todos os Caminhadeiros, e não só, de alguns valores que existem neste grupo, os quais, não os queremos guardar e iremos fazer com que sejam devidamente divulgados.
A Maria do Céu fez entrega de um brinde, claro que uma vez mais só para as damas, era uma caixa que tinha no seu interior uma flor para as Flores Caminhadeiras.
Findo o jantar, deu-se início à preparação do espaço, de acordo com as necessidades, para o espectáculo de Caminhadeiros para Caminhadeiros.
Apesar de haver uma agenda para este espectáculo, fomos forçados a alterações de última hora, onde foi anulada a tão esperada sessão de Tango, com a promessa de que os artistas não poderiam descurar o treino e respectiva preparação, afim de os podermos ter em acção durante este evento caminhadeiro, em terras da Cova da Beira.
Foi dada a indicação de que iria ter início o espectáculo, para termos as tão conhecidas e afamadas sessões de FADO e CAVAQUINHO.
Começou a sessão de Fado, com uma alocução, sobre a História do Fado, do nosso Guitarrista por excelência, Luís Penedo. O Fado foi interpretado pelo Fortunato de Sousa, Nela Costa e Graça Penedo. A seguir, foi a caminhadeira Quinita agradecer as lembranças recebidas ao almoço e ao jantar, lendo com mestria e arte um poema de sua autoria.
Creio que havia mais candidatos, mas o tempo voava e então passámos à sessão dos Cavaquinhos com a participação dos catedráticos Rui Afonso, Irene Afonso, António Henriques, os quais foram acompanhados pelo, ainda Junior, Manuel Reis e o iniciado Carlos Sales. Este teve apenas estreia para o cavaquinho que apresentou, dado que já tinha tido a sua estreia, como tocador, em terras  de Viana do Castelo.
Esta sessão terminou de forma abrupta, porque o nosso amigo Videira não poderia estar em serviço activo, após as 24 Horas e lá viemos de regressso ao Alambique de Ouro.
2ª Caminhada: Serra da Gardunha – Quinta de São Macário: Como no dia anterior, às 09H00M foi feita a concentração dos 49 Caminhadeiros à porta do Hotel. Tomámos rumo em direcção a N 40º 7’ 18,93” e W 7º 27’ 26,21”, levados pelo Sr. Videira depois de percorridos 12,3 Kms. lá estavamos prontos para enfrentar uma caminhada com um percurso circular de 3,8 Kms. de grau de dificuldade médio/baixo, que foi efectuado em 50 minutos, o que prova a grande preparação física deste grupo, que continua a crescer.
Fizemos a caminhada por entre o cerejal, onde as cerejas nos iam aguçando o apetite.
Terminada a caminhada fomos ao encontro da nossa anfitriã, Ana Martins, que fez a demonstração do trabalho necessário para ser colocado no mercado o produto, depois de colhido e selecionado.
Conforme tinha prometido à Ana Martins, colaborei na comercialização dos produtos à disposição dos interessados e foram transferidos do Cerejal para o Autocarro, a módica quantia de 212 Kg de cerejas e 26 garrafas de Licor de Cereja.   
Entretanto, de volta ao hotel e após alguns mergulhos na piscina, duches rápidos e já com o check-out feito, carregar o Autocarro com todos os haveres, lá fomos em direcção ao Restaurante “O Cerejal“ em Alpedrinha para entrarmos na recta final, deste nosso evento caminhadeiro, por terras da Cova da Beira.
Antes da partida recebi uma chamada do Gil Furtado, desejando um resto de boa estadia e um bom regresso a casa.
Último Repasto dos Caminhadeiros neste evento no Fundão:   ´
A ementa, previamente acordada, com entradas de queijo e pastéis de bacalhau, também chamados bolinhos de bacalhau ou ainda pastéis de duas colheres, sopa de legumes, um prato típico da região, lombo de porco com molho de cerejas, várias sobremesas e café.
Mais um sorteio a ser realizado, de um brinde oferecido pelo António Palma e que coube em sorte ao nº 4, do Caminhadeiro António Clemente, o qual fez tudo para tentar deixar o prémio para trás, que era um urinol portátil.
Terminado o almoço e como era chegada a hora das despedidas, mais uma surpresa, foi feita uma exímia desmonstração de Tango, pelos nossos Caminhadeiros, Alice Miranda, Lina Fernandes, Odete Vicente e o Macho Latino, não Argentino, Luís Fernandes. A sessão de baile terminou com uma sevilhana soberbamente interpretada pela ‘guapíssima’ Carmen e seu primo António Clemente.
Alguém disse que esta acção foi encurtada por termos ainda pela nossa frente alguns Kms., mas creio que o problema principal, foi que o Luís estava só com aquele soberbo trio de executantes da arte de Bem Dançar a Toda a Sala.
Os organizadores agradecem a colaboração do Carlos Evangelista, em toda a sua acção na logistica do transporte e ao Luís Fernandes, pela boa gestão financeira levada a efeito em que não me apercebi de qualquer rumor de contestação. 
A caravana de 39 Caminhadeiros em Autocarro e os 12 em transporte próprio, partiu de regresso a casa, tendo a viagem de autocarro sido feita com uma aula intensiva de Cavaquinho, dada pelo Professor António Henriques.
Foram feitas as despedidas e com um até breve, até ao Santo António.
Bina e Carlos  Sales