sexta-feira, 28 de outubro de 2011

4ª Caminhada 2011 / 2012 - Trilhos da Serra do Socorro - 26 de Outubro



Album de Fotos (Luís Martins)
Album de Fotos (F. Sousa)
Album de Fotos (C. Sales)
Data do Encontro: 26/10/2011
Local: Trilhos da Serra do Socorro
Percurso: 10, 000 kms; 02: 30 Horas
Caminhantes: A. Pires; Bernardino; A. Clemente; Luísa Clemente; Carlos Evangelista; Carlos sales; Bina Sales; Fortunato de Sousa; Henriques; O. Firme; Carmen Firme; Ilda Marques; Luís Fernandes; Luís Martins; Angelina Martins; Manuel Vicente; Manuel Pedro; Odete Vicente; Pedro Antunes; Rogério; Vitor Gonçalves; Luísa Gonçalves;
Organizadores: Angelina Martins / Luís Martins
Almoço: Restaurante Portal do Moínho (Tel. 261.786.156)
Próxima Caminhada: 02/11/2011 – (Organiza: Fortunato de Sousa)
Fundo de Reserva: € 395,00
Reportagem:A vasta experiência acumulada aos longo destes já largos anos de actividade caminhadeira, permite-nos enfrentar de peito aberto e toda a naturalidade qualquer tipo de adversidade meteorológica. Se assim não fosse, ontem decerto não teria havido caminhada. E quando falo de experiência acumulada não o digo de ânimo leve, pois o percurso inicialmente previsto para ontem não era exatamente o que efectuámos. Acompanhei de perto com o casal organizador toda a preocupação que tiveram nos dias que antecederam o evento, de modo a arranjar alternativas para a eventualidade de chuva na parte da manhã. Sem estas mais valias caminhadeiras o resultado final das caminhadas não seria o mesmo. Uma vez mais os parabens à Angelina e ao Luís Martins pela excelente organização do evento caminhadeiro de ontem.
Iniciámos o percurso à hora prevista, após uma adequada mudança de roupa. Mais parecia um desfile de moda masculina e feminina de equipamento para caminhadas. Ele era impermiáveis com e sem mangas de várias côres, fatos completos de calça e casaco, outros mais afoitos só com proteção acima da cintura e o nosso amigo António Pires a lamentar-se que tinha trazido os sapatinhos novos em vez dos outros já mais batidos para este tipo de terreno. Não faz mal, ficas com 2 pares já preparados para as intempéries, respondeu o Sousa.
Depois à medida que aumentava o nº de kms percorridos, aumentava também a quantidade de chuva que caía em cima do elementos do grupo aventureiro. Os que melhor se adaptaram ao piso escorregadio e encharcado iam no grupo da frente, enquanto cá mais atrás ia a Ilda, o Manuel Pedro e o autor destas linhas a fechar o grupo. Desta vez faltou o Gilberto lá à frente e o Gil Furtado cá atrás ouvi algém dizer.
Caminhada terminada e mudança de roupa efectuada, só um confortável almoço poderia repôr as energias perdidas e relaxar o pessoal. Pois foi isto que aconteceu no ‘Portal do Moínho’, restaurante com serviço e cozinha adequados às exigências do grupo. As mesas muito bem decoradas, tinham junto de cada prato um ‘Olho de Medusa’, amuleto oferecido pelo Caminhadeiro Mor Luís Fernandes, recém chegado da Turquia e que atrvés dele nos quer livrar de maus olhados e proporcionar sorte na vida. No entanto, as ofertas surpresa não ficaram por aqui. O Caminhadeiro Carlos Evangelista, quis gentilmente brindar os Caminhadeiros até agora laureados com bastões de bronze e prata, com ‘pin’s’ ‘sui géneris’ onde constam as inscrições 250 e 750 kms. De salientar que os atrás mencionados 'pin's' foram concebidos pelo futuro caminhadeiro António Palma, amigo do Carlos, que através deste contributo desde já está integrado no grupo.
A componente cultural constou de uma visita à capela de ‘Nossa Senhora do Socorro’, onde o dr. Paulo Fernandes, licenciado em História da Arte, nos transmitiu informação detalhada acerca desta ermida construída no século XVI, e outra descrição mais breve sobre a importância que as ‘Linhas de Torres’ tiveram durante a ‘Guerra Peninsular’.
O tradicional chá de final de dia caminhadeiro, foi tomado nas bonitas instalações do hotel do ‘Clube de Golf Campo Real’, onde uma animada tertúlia animou as hostes e finalisou o evento.
Saudações Caminhadeiras,
Fortunato de Sousa

P.S. - Durante o almoço da última caminhada foi anunciado por mim que o Gil Furtado seria o organizador do próximo evento caminhadeiro. Assim não vai acontecer, porque o Gil teve à última hora que assumir outros compromissos que o impedem de poder levar a cabo esta tão nobre tarefa. Portanto, a próxima caminhada será organizada por mim, ficando adiada para uma próxima oportunidade a caminhada da Maçussa com organização do nosso amigo Gil Furtado.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Convocatória - 4ª Caminhada 2011 / 2012 - Trilhos da Serra do Socorro - 26 de Outubro

Estão todos os Caminhadeiros convocados para a 4ª caminhada da época a realizar na periferia da Serra do Socorro. O local de concentração será no parque de estacionamento do restaurante 'Portal do Moinho' às 09:30 horas, localizado na aldeia da Ervideira, perto do Sobral de Monte Agraço.
A caminhada com indice de dificuldade médio, terá uma extensão de aproximadamente 9 kms.
Os organizadores Angelina e Luís Martins, para efeitos de planeamento atempado do programa do dia, agradecem a vossa confirmação de participação até à data limite do próximo Domingo dia 23.

Saudações Caminhadeiras,
Fortunato de Sousa

P.S. - Para além do 'link' acima sublinhado, o Luís Martins aconselha a seguinte indicação de como chegar à aldeia da Ervideira:

HORA DE CHEGADA: 09h30
UTILIZAR a autoestrada A8 - sair na saída 6 (Sobral de Monte Agraço e Enxara)
- esta saída fica a cerca de 30 minutos da Portagem de Loures.
- após a portagem virar à ESQUERDA .
- nesta estrada virar na PRIMEIRA À ESQUERDA – seguindo cartaz de RESTAURANTE PORTAL DO MOINHO.
- virar na SEGUNDA À ESQUERDA – seguindo cartaz de RESTAURANTE PORTAL DO MOINHO.
- ENTRAR no parque de estacionamento do dito restaurante.
HORA DE ALMOÇO: 13h00

domingo, 16 de outubro de 2011

3ª Caminhada 2011 / 2012 (1ª noturna) - Praia da Galé - 12 de Outubro




Album de Fotos (F. Sousa)
Album de Fotos (M. Reis)
Album de Fotos (C. Sales)
Data do Encontro: 12/10/2011
Local: Praia da Galé
Percurso: 08, 500 kms; 02: 30 Horas
Caminhantes: A. Pires; Carlos Penedo; Carlos Sales; Bina Sales; Chico Pires; Fortunato de Sousa; O. Firme; Carmen Firme; Gil Furtado; João Martins; João Duarte; Teresa Palma; Manuel Reis; Luís Fernandes; Lina Fernandes; Maria do Céu; Pedro Antunes; Odete Vicente; Rogério; Rui Afonso; Irene Afonso; Vitor Gonçalves; Luísa Gonçalves; José Dionísio; Manuela Dionísio; Filomena Ascenção; Gracelinda Marques; Laura Oliveira; Maria Lucrécia; Otelo Oliveira; Pedro Pereira; Rita Rico.
Organizadores: Carlos Penedo / JoãoMartins
Jantar: Restaurante do Parque de Campismo da Praia da Galé
Próxima Caminhada: 26/10/2011 – (Luís Martins / Angelina Martins)
Fundo de Reserva: € 335,00
Reportagem:Ainda não totalmente recuperado do esforço dispendido na 1ª caminhada nocturna na Praia da Galé, eis que um inesperado murro no estômago atirado com toda a fôrça por um tal de Passos Coelho ou não sei quê me deixou de tal modo atordoado, que ainda agora não sei se me falta escrever a reportagem ou se me vão roubar 2 meses de ordenado. Consultado o blog e confirmado que a reportagem não estava ainda publicada, estou convencido que o roubo dos 2 meses ao valor da pensão não passou de pura ilusão. Até porque o homem em causa nunca por nada ousaria praticar uma fraude desta natureza. Uma pessoa honrada e honesta nunca volta com a palavra atrás e eu ouvi-lhe dizer com estes 2 que a terra há-de comer, que o subsídio de Natal não se pode retirar a quem trabalha, e muito menos a quem trabalhou uma vida inteira e cumpriu com todos os descontos. Neste caso ainda por cima 2 meses de ordenado durante 2 anos? Só mesmo obra do 'demo', nunca de um político!...
Agora a reportagem da caminhada nocturna da passada 4ª-Feira realizada em noite lua cheia, maré baixa e uma temperatura deveras extraordinária para esta época do ano: Foi segundo se consta um êxito total. Tanto para os organizadores como para os participantes e convidados.
Para evitar possíveis enganos em como chegar ao local de destino, tiveram os organizadores a preocupação acrescida de colocar placas indicadoras com o nome 'Os Caminhadeiros', logo à saída da portagem de Grândola até ao parque de campismo. Umas com maior visibilidade que outras, mas todas muito originais. Isto permitiu que todos chegassem a tempo ao local de concentração, onde os organizadores e outro pessoal ali residente e participante nos fossem recebendo com todas as mordomias.
Distribuido o alojamento aos grupos recém chegados, tivemos a honra e o privilégio de ser recebidos pelo organizador Carlos Penedo na sua residencial, onde todos brindámos de copo ou mini em punho a mais um encontro do grupo ' Os Caminhadeiros'.
Seguindo o programa estabelecido, fomos até à 'Quinta do Lourenço' em Melides, de modo a abastecer energias para o esforço que nos esperava a seguir. Entre outros acepipes apresentados e servidos à mesa, destaco o choco frito, carne de porco também frita e um inesquecível verde branco fresquinho vindo propositadamente de Vilar de Mouros para este efeito, e claro está, mais uma cortesia do nosso amigo Carlos Penedo. Foi também aqui que o casal José e Manuela Dionísio se juntou ao grupo.
Depois foram os preparativos para o percurso pedestre nocturno com início marcado para 8 da noite. E aqui meus amigos, só visto, porque contado não consigo descrever tão insólito cenário. No escuro ouvi alguém dizer ou perguntar, se esta era uma caminhada com gente do planeta Terra ou de Marte. O Luís Fernandes de calções, mochila às costas e todo enfeitado de luzes coloridas à volta da cabeça, tipificava em perfeição um extra terrestre airosamente engalanado. Outros de coletes reluzentes e as mais variadas lanternas de bolso, complementavam aquilo a que podemos chamar um desfile de moda caminhadeira nocturna.
Os 8,5 kms de caminhada em terreno areento seco e depois molhado, foram percorridos em 2,5 horas, com o João Martins a liderar o grupo da frente, enquanto o Carlos Penedo se encarregava de gerir o andamento do grupo de trás. Muitas peripécias dignas de nota se passaram durante este espaço de tempo, mas a descida de uma ravina um tanto ou quanto pronunciada foi o mais interessante. Uns aproveitaram para recuar aos tempos de infância e desceram tipo escorrega, outros iam procurando ajuda nos parceiros do lado, enquanto uma pequena minoria rejeitou a aventura, indo até a um local denominado 'kenion', onde o declive era mais adequado ao seu perfil aventureiro e o nome muito mais pomposo. De realçar ainda, que a meio do percurso foi servido pelo organizador João Martins um chá quente com o pessoal sentado na areia da praia, que fez lembrar tempos passados com outras bebidas e outras companhias.
Para facilitar o caminho ingreme e sinuoso à chegada, estavam a Ana Martins e o casal Viras munidos de lanternas ecológicas para felicitar e dar conforto moral aos participantes caminhadeiros.
O jantar às 11 horas da noite servido no restaurante do parque de campismo, cujo prato principal foi arroz de pato, serviu como retemperador de energias a todos os que participaram na caminhada nocturna. Foi aqui que aconteceu a grande surpresa da noite quase madrugada: O organizador João Martins, qual empresário artístico, apresentou o grupo coral alentejano 'Falta 1', que durante aproximadamente 2 horas nos brindou com música popular destas terras alentejanas. Sob a batuta do sr. Manuel Araújo (também presidente da junta de freguesia de Melides), todos eles participaram sem custos adicionais para com o nosso grupo. Assim ficou demonstrado o exemplo genuino de como pessoas simples conseguem de modo desinteressado contribuír com atitudes nobres para o bem estar da comunidade.
Uma 'T-Shirt' oferecida pela direção do parque e onde o organizador João Martins mandou gravar umas breves palavras com o testemunho da nossa 1ª caminhada nocturna, foi oferecida a cada um dos participantes. Também para perpetuar a nossa passagem do grupo 'Os Caminhadeiros' pelo parque de campismo da Galé, oferecemos à direção do parque o nosso troféu característico.
Ao casal José e Manuela Dionísio, aos utentes do parque amigos dos organizadores e aos empregados do parque que pela 1ª vez participaram numa aventura com o grupo 'Os Caminhadeiros', o nosso obrigado pela vossa companhia e o convite para aparecerem mais vezes.
Saudações Caminhadeiras em passada cada vez mais pobre e curta,
Fortunato de Sousa

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Convocatória - 3ª Caminhada 2011 / 2012 (1ª noturna) - Praia da Galé - 12 de Outubro

Estão todos convocados para a 1ª caminhada noturna organizada pelo grupo 'Os Caminhadeiros', a realizar no dia 12 de Outubro no 'Parque de Campismo da Praia da Galé' (Melides).
A concentração está marcada para as 16:00 horas, no parque de estacionamento da recepção do parque de campismo. A partir daqui, os organizadores Carlos Penedo e João Martins tomarão a liderança do grupo, de modo a cumprir o programa agendado e porem à prova toda a sua vasta experiência neste tipo de actividades.
Embora o percurso seja efectuado em noite de lua cheia, de qualquer modo, é aconselhável que todos vão munidos de lanterna de bolso de modo a facilitar o andamento e evitar possíveis quedas.
Para todos aqueles que já informaram da sua intenção em participar na caminhada e dormir no parque, não é necessária mais nenhuma informação adicional. Para os que ainda não decidiram e queiram participar, devem no mais curto espaço de tempo possível avisar através dos comentários a esta convocatória.

Saudações Caminhadeiras,

Fortunato de Sousa

2ª Caminhada 2011 / 2012 - Praia de S. Lourenço . Vale do Safarujo - 28 de Setembro

Album de Fotos - L. Martins
Album de Fotos - C. Evangelista
Album de Fotos - M. Reis
Data do Encontro: 28/09/2011
Local: Paia de são Lourenço
Percurso: 9, 000 kms; 02: 10 Horas
Caminhantes: Odete Vicente; Céu Pedro; A. Pires; Bernardino; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carlos Sales; Bina Sales; Gilberto; Gil Furtado; João Duarte; Manuel Reis; Luís Fernandes; Luís Martins; Angelina Martins; Manuel Pedro; Pedro Antunes; Manuel Garcia; Luísa Gonçalves; Vítor Gonçalves e Rogério
Organizador: Odete Vicente
Almoço: Toca da Raposa ( Tel. 261815122 )
Próxima Caminhada: 12/10/2011 – ( Carlos Penedo / João Martins )
Fundo de Reserva: € 255,00
Reportagem:
Como de costume, à hora aprazada estavam os caminhadeiros reunidos na Praia de São Lourenço para mais uma caminhada.
Desta vez com o total empenho da organizadora que, mesmo com a preciosa ajuda do irmão Manuel Garcia, não escondia o seu “ nervosismo da 1ª vez “.
Num percurso quase totalmente rural foram os caminhadeiros disfrutando das vistas e dos ares puros que o Vale Safarujo (um dos mais belos do Concelho de Mafra) ia proporcionando, pelas raras e leves subidas, pelas grandes e pesadas descidas muito apreciadas pelos caminhadeiros, pelos pomares, vinhas e até por um belo choupal de apreciavel área até que, depois de pouco mais de 2 horas de percurso ,voltaram os caminhadeiros à Praia de São Lourenço.
Alguns dos mais encalorados tiveram oportunidade de se refrescar nas salsas águas do atlântico que, pela temperatura muito rara por estes lados, mais pareciam as do mar mediterrâneo.
Depois, uma deslocação rápida até Mafra onde, na Toca da Raposa e na companhia do ex colega Carmindo de Lemos, nos foi servido o repasto previamente encomendado pela Odete e que ainda nos proporcionou tempo para animação e convívio a que os branco e tinto Cerejeira não foram completamente alheios.
O espaço cultural foi ocupado com uma visita ao sempre bonito Convento de Mafra e com a descoberta de algumas novidades esquecidas ou não aprendidas em anteriores visitas.
O “tea time” decorreu no Fradinho, um espaço bonito praticamente em frente ao convento e foi aí que decorreu a despedida antes do regresso a casa com a alegria de mais um dia bem passado.
Saudações Caminhadeiras,
Vitor Gonçalves