quarta-feira, 22 de junho de 2011

Convocatória - 16ª Caminhada 2010/2011 - Lavre - 29 de Junho

Estão todos os 'Caminhadeiros' convocados para aquela que será a última caminhada da época 2010 / 2011. Como de costume, o local de concentração será o 'monte do Chico Pires' em Lavre às 09:00 horas.

Porque se espera uma larga presença de 'Caminhadeiros' e convidados, solicita-se desta vez, que as confirmações de presença sejam efectuadas nos comentários do blog até à data limite do próximo Domingo dia 26. Só assim os organizadores poderão planear atempadamente toda a logística inerente ao evento caminhante e não só.

Saudações Caminhadeiras em passada sempre activa e confiante,

Fortunato de Sousa

quarta-feira, 15 de junho de 2011

6ª Caminhada Extraordinária: PICOS DA EUROPA - 10, 11, 12 e 13 de Junho



Album de Fotos (Gil Furtado1)
Album de Fotos (Gil Furtado2)
Album de Fotos (Gil Furtado3)
Album de Fotos (Gil Furtado4)
Album de Fotos (F. Sousa)
Album de Fotos (F. Sousa 2)Album de Fotos (F. Sousa 3)
Album de Fotos (Armando)Album de Fotos(C. Evangelista)
Album de Fotos (L. Martins 1)
Album de Fotos (L. Martins 2)
Album de Fotos (L. Martins 3)
Album de Fotos (L. Martins4)
Album de Fotos (M. Reis)
Album de Fotos (T. Rita)
Album de Fotos (C. Sales 1)
Album de Fotos (C. Sales 2)
Album de Fotos (C. Sales 3)
Album de Fotos (C. Sales 4)
Picos da Europa – Cantábria / Astúrias / León-Castilla –
Data do encontro: 10, 11, 12 e 13 de Junho
Local: Dobres – Liébana – Cantábria - Espanha
Percursos e Localizações: Dia 11 - “Ruta del Cares” com saída de Caín (León) e chegada a Poncebos (Astúrias); extensão de 13Kms; 03:15 Horas.
Dia 12 - “Ruta de Cucayo a Bárago” com saída da Posada de Cucayo e chegada ao centro da Aldeia de Bárago - Cantábria; extensão de 4Kms por trilhos de montanha; 01:30 Horas.
Caminhantes: Henriques; Isabel; Armando ; Lizete; Fortunato Sousa; Quinita; Luis Fernandes; Lina; Manuel Pedro; Céu; Gilberto; Teresa Santos; Vitor Gonçalves; Luisa; Carlos Sales; Bina; Carlos Evangelista; Tininha; Manuel Reis; Helena; Luis Martins; Angelina; Odete Vicente; Fernanda; Gil Furtado; João Duarte; Teresa Palma; Pedro Albuquerque; Lídia; Valentin Used.
Organizadores: Manuel Pedro, Maria do Céu, Gilberto Santos e Teresa Santos com especial colaboração do amigo e companheiro da IBM Espanha – Valentin Used Perez, residente na Cantábria.
Fundo de Reserva: € 644,04
Reportagem:
Na sequência da experiência da nossa primeira caminhada realizada em Espanha em Maio de 2010, e da recente e extraordinária jornada caminhadeira realizada ao Minho e Galiza, foi fácil obter a adesão de 29 caminhadeiros para mais esta aventura fora de Portugal. Os companheiros que não tiveram possibilidade de aderir foram por todos recordados com um brinde e votos de disponibilidade para estar em presentes em futuras iniciativas desta natureza.
A preparação destas caminhadas extraordinárias dentro de tempo limitado e com o objectivo de cobrir a área Oriental dos Montes Cantábricos, só foi possível graças à colaboração do antigo companheiro e amigo da IBM Espanha, Valentin Used Perez, grande conhecedor da região, que desde o início actuou como consultor dos organizadores facilitando todas as informações e recomendações e posteriormente com o seu apoio e presença, que muito agradecemos e muito nos honrou.
Deste modo nasceu um programa, que aceite e posto em marcha obrigou a distribuir tarefas, tais como reserva de hotel, refeições, rotas das caminhadas, transportes, etc., comprovando uma vez mais as capacidades dos diversos companheiros se entenderem e trabalharem em equipa com o objectivo de atingir os melhores resultados possíveis para a satisfação e bem estar do grupo. Permito-me destacar a colaboração do Carlos Sales na preparação do meio de transporte e do Luís Fernandes sempre pronto para tratar das finanças e cobranças, mas, sempre bem disposto, apesar de uma ou outra “boca” sobre o “fundo de maneio”.
Dois dias antes do início da viagem de autocarro do colectivo, os organizadores viajaram para Dobres e Cucayo, aldeias onde o grupo ficou alojado, que pertencem à região de Liébana, cuja capital é Potes, na parte Oriental dos Picos de Europa e na Província da Cantábria. Estas aldeias a cerca de 1000 metros de altitude, distam uma da outra cerca de 700 metros e, segundo informação local, têm somente 40 habitantes permanentes. A localização e paisagem de montanha são esmagadoras e testemunho disso são as centenas de fotografias obtidas pelos "reporteiros" de serviço. O sossego, a quietude e a paisagem são de “película” como diriam os nossos anfitriões espanhois.
Face a tantas opções de caminhada, condicionamento de tempo e estado dos trilhos, os organizadores resolveram seleccionar dois percursos – no dia 11, saída às 8:00 horas, num pequeno autocarro de 25 lugares, rumo a Caín (León), através do Puerto San Glório e Posada de Valdeon, com paragens nos miradouros mais significativos; 67Kms em 3:30 Horas. Por volta das 12:00 Horas, os 20 aderentes, iniciaram a marcha através da “ruta del Cares” com destino a Poncebos, onde nos esperava o autocarro português e os restantes companheiros que optaram por não fazer esta caminhada.
Este percurso desenvolve-se ao longo de 13Kms, a uma altura considerável do leito do rio Cares e ao longo de um canal que leva a água do alto da montanha para a Central Hidroeléctrica de Poncebos. As fotos e as descrições na Internet sobre a rota, elucidam a esmagadora beleza deste inesquecível contacto com a natureza na sua amplitude mais vasta que todos os caminhadeiros sentiram durante o trajecto que termina com uma descida de alguns Kms verdadeiramente esgotante após as 3:30 horas que durou a caminhada.
Alguns dos caminhadeiros que optaram por ir directos a Poncebos, visitaram Bulnes, cujo acesso se faz através de funicular, e sobe até ao alto de um dos picos onde se encontra a citada aldeia, da qual se tem uma perspectiva magnífica dos picos e sua envolvente.
Reconciliados com a natureza, passamos por Arenas de Cabrales, famosa pelos seus queijos, permitindo aos caminhadeiros usar o cartão para levantar dinheiro no ATM e permitir às caminhadeiras usar o cartão para gastar dinheiro nos “recuerdos”. Ainda a caminho de Dobres, fizemos uma paragem para merendar na famosa taberna do Julián de Nisérias, onde degustamos paté da casa, anchovas, queijo acompanhados de Sidra e vinho branco de Solera.
Após o jantar no restaurante da Pousada 'El Sestil', o António Henriques e o seu cavaquinho demonstraram o que é a música popular portuguesa cantada nos Picos da Europa.
No dia seguinte, oito madrugadores meteram-se a caminho a fim de visitarem os moinhos de água situados a cerca de 2 kms da posada e localizados no rio Frio que desce a montanha através de Cucayo em direcção a Bárago situada na estrada que liga La Vega a Cucayo (aqui termina a estrada). Posteriormente, às 10:00 horas em ponto, os caminhadeiros alojados em Dobres dirigiram-se a Cucayo, juntando-se aos companheiros desta posada e iniciaram a descida (com algumas subidas...) em direcção a Bárago com metade do caminho em trilho estreito a subir e depois a descer abruptamente e sem vestígios de passo recente acabando por seguir pelas margens do já mencionado rio Frio até Bárago, onde o autocarro nos recolheu para irmos almoçar a caminho de Fuente de Dé.
O almoço teve lugar no Hotel del Oso, previamente reservado, onde nos serviram uma bela refeição do prato típico da região (cocido Liébanego), com os respectivos complementos e com um serviço impecável. Como habitualmente, o Gil Furtado não deixou os seus créditos por mãos alheias no que respeita à sua forma de dirigir piropos a uma “guapa camarera” de faces rosadas.. Após a refeição, deslocámo-nos rumo a Fuente Dé, tendo a maior parte de nós aproveitado a oportunidade para subir no teleférico até ao topo da montanha adjacente e com sorte – ainda não havia nevoeiro – para contemplarmos a magnífica e esmagadora paisagem dos picos de Europa.
Com passagem por Potes para umas últimas compras de “recuerdos”, regressamos a Dobres para o último jantar do grupo, durante o qual alguns dos elementos do grupo fizeram breves apontamentos verbais, destacando-se a comunicação da Maria do Céu com o anúncio de que o Ricardo tinha conseguido atingir os objectivos de contribuição para o programa “Save the Children”.
A viagem de regresso proporcionou uma paragem em Salamanca com encontro casual entre os que viajaram de autocarro e os organizadores.
Saudações caminhadeiras,
Gilberto Santos

terça-feira, 7 de junho de 2011

Convocatória . 6ª Caminhada Extraordinária: PICOS DA EUROPA - 10, 11, 12 e 13 de Junho

A convocatória desta 6ª Caminhada Extraordinária, serve apenas para formalizar o que já está préviamente anunciado a todos os Caminhadeiros, e acordado com os que vão estar presentes nos Picos da Europa.
Todavia, quiseram os organizadores deixar o 'programa detalhado' desta aliciante aventura, assim como a previsão das 'condições meteorológicas' referentes aos dias em que lá vamos permanecer.

A hora da partida em S. Domingos de Rana está marcada para as 06:30 Horas, e o autocarro que nos transportará em viagem de ida e volta será de 54 lugares e não um de 38 como inicialmente estava previsto (sem alteração do preço).

Saudações Caminhadeiras em passada pico-europeia estilo cantábrico,

Fortunato de Sousa

quinta-feira, 2 de junho de 2011

15ª Caminhada da época de 2010-2011 – “Circuito do Orégão” - 01 de Junho



Album de Fotos (Armando)
Album de Fotos (F. Sousa)
Album de Fotos (L. Martins)
Album de Fotos (M. Reis)
Album de Fotos (G. Furtado)
Album de Fotos (C. Evangelista)
Album de Fotos (C. Sales)
Data da Encontro: 01/06/2011
Local: Leceia
Percurso: 10,500 Kms; 02:00 Horas
Caminhantes: A. Pires; Armando; Bernardino; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carlos Sales; Bina Sales; Dores Alves; F. Sousa; Guilherme da Fonseca; Octávio Firme; Carmem Firme; Gil Furtado; Gilberto; Henriques; João Figueiredo; João Martins; Manuel Reis; Luís Fernandes; Luís Martins; Angelina Martins; João Duarte; Teresa Palma; Joaquim Monteiro; Manuel Flôxo; Maria do Céu; Manuel Pedro; Vitor Gonçalves; Luísa Gonçalves;
Organizadores: Maria do Céu e Manuel Pedro
Almoço: Em casa dos Organizadores
Próxima Caminhada: 10,11, 12 e 13/06/2011 (Organizam Gilberto e Manuel Pedro)
Fundo de Reserva: € 523,04
Reportagem:Foi uma caminhada porreira pá! E tudo o que complementou o evento caminhadeiro ainda foi melhor pá! Este poderia ser um início de conversa perfeitamente normal entre 2 ou mais dos intervenientes que marcaram presença ontem em Leceia, para qualificar tudo o que se passou em terras dos organizadores e nossos amigos Caminhadeiros Maria do Céu e Manuel Pedro.
‘Circuito do Oregão’ foi a popular denominação atribuída à jornada caminhante, que motivou a presença de 29 Caminhadeiros. À última hora o casal Clemente e o Rogério não poderam comparecer por razões de saúde, que se espera sejam passageiras. Também o Dores Alves com um problema num ‘calcante’, não se atreveu a correr o risco de agravar a lesão, tendo optado por colaborar nos preparativos do almoço acompanhando o Zé Teixeira, que nesta arte de caminhar não alinha.
A 1ª parte do percurso mais fazia lembrar uma floresta tropical, repleta de mato verdejante e muito compacto, onde a nossa presença só era descortinada pelo som dos comentários ou pela visibilidade camuflada das nossas cabeças. Só um excelente trabalho de desmatação por parte da equipa organizadora, tornou possível a passagem pedonal nesta área de terreno. Um cartaz muito criativo com a indicação: ‘Torres Gémeas de Leceia’, chamava a atenção para este sui generis monumento arquitectónico local, ao mesmo tempo que assinalava o final deste tipo de terreno mais acidentado. Um miradouro com vista panorâmica privilegiada e a recolha por parte de alguns caminhadeiros da famosa erva aromática local, complementaram o ‘Circuito do Orégão.
Depois apostou forte o casal anfitrião no modo como nos brindou com o almoço. 29 Caminhadeiros exaustos pelo 11 kms percorridos e pelo calor, eram uma ameaça forte à capacidade e generosidade de bem acolher do Manuel Pedro e da Maria do Céu. Se a regra diz que quantidade e qualidade são difíceis de coabitar em simultâneo, pois aqui ficou desmistificada. O difícil era qualificar qual a melhor iguaria, tantos em termos de confecção como de apresentação. Tudo muito bem regado com liquídos de qualidade, onde um tal ‘Plexus’ branco geladinho teve lugar de destaque.
Seguiu-se uma interessante visita ao ‘Povoado pré-histórico de Leceia’ e à exposição monográfica com o mesmo nome na Fábrica da Pólvora de Barcarena. Também aqui, o relacionamento privilegiado dos organizadores com o Centro de Estudos Arqueológicos da C.M. de Oeiras foi importante. À Dra. Conceição André que aqui representou a instituição, o nosso obrigado pela disponibilidade e amabilidade com que nos recebeu e nos permitiu obter conhecimentos detalhados acerca deste importante povoado pré-histórico.

O habitual chá de final de tarde que também constava no programa voltou a ter lugar no mesmo local do almoço para desgraça dos anfitriões. Desta vez o chá ficou para 2º plano, tal a alargada variedade de escolha de outras bebidas mais sugestivas, mas talvez menos aconselhadas.
Por unanimidade, quis o grupo presente compensar a atitude altruista da família que tão bem nos recebeu, contribuindo com o valor médio do pagamento dos almoços para a organização ‘Save the Children’. O Caminhadeiro Gil Furtado, dotado de relevantes dotes oratórios, foi o porta voz do grupo em mais uma eloquente e emocionante mensagem dirigida à família anfitriã.
Numa atitude parcial, mas bem aceite por todos, quis a Maria do Céu pôr à prova a nossa capacidade de conhecimentos, com um questionário de nomes ciêntificos da flora local. Claro que só o Gil estava preparado para responder, mas o Bernardino não lhe perdôa tamanha cilada.
Para terminar, quero em nome do colectivo, agradecer à Maria do Céu e ao Manuel Pedro o excelente modo como fomos recebidos e dizer que desta maneira também será difícil não repetirmos o ‘Circuito do Orégão’. Orégão com que cada um de nós regressou a casa acompanhado por um molho, oferecido pelos donos da casa.
Fortunato de Sousa

P.S. – Tivemos ontem a triste notícia de que o Estrela Alves, que algumas vezes nos acompanhou nas lides caminhadeiras, faleceu após doença prolongada. Em nome do grupo ‘Os Caminhadeiros’, PAZ À SUA ALMA.